sábado, 28 de setembro de 2013

O papa é pop!


Por: Jeniffer Javorski Cabral


 Professor, você já se questionou acerca da importância de despertar a criticidade de seu aluno?


Nas atividades práticas do PBID-Português atuais, estamos desenvolvendo um projeto temático intitulado "Notícias da Atualidade"  e incluímos neste projeto a música "O papa é pop" - Engenheiros do Hawaii,  música esta que traz questões a respeito da sociedade. Que sociedade é esta em que vivemos? Nossas escolhas são determinadas pela grande mídia?

Aplicamos um questionário antes de iniciar o projeto temático e percebemos que muitos alunos não se interessam pelo gênero discursivo texto jornalístico, consequentemente encaramos este fato como um desafio: levamos jornais, fizemos discussões e mostramos que devemos estar conscientes do que acontece em nosso país! Assim, não podemos aceitar e acreditar em tudo o que está na mídia e nos jornais, devemos ser cidadãos pesquisadores, pois em cada fonte pode haver uma notícia diferente e nem sempre verdadeira.
O papa realmente é pop? Nós somos pop? E o que é ser pop?
Estas foram algumas questões levantadas durante as aulas. Pop, segundo o dicionário Aurélio, significa "tudo o que diz respeito à cultura e o que é atual". Portanto, as notícias devem ser atualizadas e não as "eternidades da semana".
Nas "eternidades da semana" as notícias escolhidas pelas emissoras passam em TVs, jornais, revistas e, consequentemente, assistimos e lemos não aquilo que desejamos, mas o que nos é permitido que tenhamos acesso.
Em suma, o aluno precisa questionar o seu lugar na sociedade e é no ambiente escolar que começa a desenvolver as suas escolhas. Portanto, é importante que o professor leve estas questões para a sala de aula, pois assim estará contribuindo para desenvolver o pensamento crítico e a oralidade do aluno.



 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Regador de Sonhos

 Por: Jeniffer Javorski Cabral

Ensinar é entregar nas mãos de alguém um valioso presente
Ensinar é mostrar o caminho em direção à frente
O conhecimento possui Luz 
Quem recebe o conhecimento ilumina seu interior

Um professor é um mediador de caminhos
Arquiteto de sonhos;
Semeador de esperanças;
Um ser iluminado
Disposto a levar a luz a quem precisa

Quem rega o caminho com amor
Colhe bons frutos
Ensinar é um ato que exige três sentimentos básicos:
Respeito, carinho e dedicação

Professores, sei que
Enfrentamos muitos obstáculos em nossos caminhos
E cada obstáculo torna-se um degrau
Assim, somos capacitados 
Recebemos a força que precisamos
E merecemos,
Pois dentro de uma lousa
Ou de um caderno
Há mais que aprender


Há um mundo para sonhar.