domingo, 6 de outubro de 2013

Produção escrita vs realidade do aluno


Por: Letícia Palamar

Como sabemos, durante toda a vida escolar, a aprendizagem e o bom desempenho do aluno depende muito de como o professor conduz as suas aulas.
No que diz respeito às aulas de português, a produção textual é de extrema importância e é fundamental contemplar a realidade dos alunos para um resultado satisfatório. 
Em uma das aulas do PIBID-português, por exemplo, sugerimos aos alunos que elaborassem um texto do gênero notícia. Eles, portanto, deveriam produzir uma notícia, mas nada era feito, pois havia conversa paralela e os alunos não demonstravam interesse. No entanto, algo lhes chamava a atenção e era o motivo para a conversa: o campeonato de futebol do qual participaram e foram campeões.
Foi partindo dessa conversa que surgiu a ideia: a elaboração de uma notícia relatando a vitória. Assim que nós pibidianas sugerimos essa temática, a conversa acabou e textos criativos apareceram.
Assim, percebe-se a importância de contemplar a realidade dos alunos nas produções textuais, pois quando pretendemos desenvolver a competência escrita dos alunos, formando pessoas familiarizadas com a escrita, é preciso, acima de tudo, oferecer condições para que os alunos criem seus próprios textos. Logo, pensar e descrever a realidade em que os alunos (con)vivem é valorizar e demonstrar respeito à cultura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário