sexta-feira, 30 de maio de 2014

Análise linguística – Parte 2

Por: Cristiane Malinoski Pianaro Angelo e Loremi Loregian-Penkal

Em texto anterior, discutimos aspectos teóricos relacionados à prática de análise linguística. Nesse momento, apresentaremos algumas sugestões de atividades a partir do texto:A linguagem do pisca-pisca(Ciência Hoje das Crianças, 22), disponível em http://chc.cienciahoje.uol.com.br/vaga-lumes-a-linguagem-do-pisca-pisca

a) A estrutura do texto
ATIVIDADE 1
- O textoA linguagem do pisca-piscaexplica como são, como vivem e por que brilham os vaga-lumes. Ele é formado por dez parágrafos. Faça uma síntese sobre as idéias contidas em cada parágrafo.
- No parágrafo introdutório são apresentadas as idéias básicas. Quais parágrafos desenvolvem as informações do parágrafo introdutório?
- Quais parágrafos apresentam informações complementares?

b) As comparações
ATIVIDADE 2
- No e parágrafos, o autor faz uso de uma comparação. Qual é a comparação? Discuta com seus colegas.
- Com que finalidade o autor utiliza a comparação?

c) Mecanismos de persuasão
ATIVIDADE 3
- De que forma o autor procura envolver seu leitor logo no início do texto?
- No decorrer do texto, algumas expressões informais e humorísticas são utilizadas:quem pegar na mão um vaga-lumeacesonão vai se queimar;presas pouco saborosas;aquela comida não é das melhores. Por que o autor as utiliza?

d) O uso das aspas

ATIVIDADE 4
- Identifique no texto todas as palavras e expressões em que o autor utilizou aspas.
- Por que o autor fez uso desse recurso?
- Pesquise em alguma gramática:
  • Em que outras situações podemos utilizar aspas?
  • Existe diferença entre o uso de aspas simples e aspas duplas?

e) Os elementos de coesão
ATIVIDADE 5
Leia a frase e observe as palavras sublinhadas:
A vaga-lume fêmea pisca para avisar ao macho que ele pode se aproximar dela para o acasalamento
Qual a função das palavras sublinhadas?

ATIVIDADE 6
As palavras sublinhadas nos trechos a seguir são denominadas relatores. Têm a função de ligar, relacionar as palavras, expressões e frases do texto.
Quando uma pessoa está dirigindo um carro e quer indicar que vai entrar à direita, ela liga o pisca-pisca para a direita e pronto! Quem está na rua, pedestre ou automóvel, sabe o que significa aquele sinal.
De repente, o pirilampo pisca e o louva-a-deus desanima. Porque muitos vaga-lumes têm toxina em seu corpo. São, portanto, presas pouco saborosas. O sinal luminoso serve para avisar ao predador que aquela comida não é das melhores.
Você reparou naquele bichinho que vive piscando à noite?
Agora, responda:
- Qual dessas palavras sublinhadas aponta para algo que está dentro do texto, isto é, para palavras que foram escritas?
- Qual dessas palavras sublinhadas aponta para informações que estão fora do texto, na cabeça do leitor?

ATIVIDADE 7
Observe a que informações se referem as palavras destacadas nos trechos abaixo:
Um vaga-lume macho sobrevoa a vegetação espessa à procura da fêmea para o acasalamento. Enquanto voa, vai piscando num ritmo próprio de sua espécie. embaixo, a fêmea da mesma espécie vagalumeia no mesmo ritmo.
Um louva-a-deus vai chegando perto do vaga-lumeapagado. o inseto e prepara o bote, certo de que ali está uma boa refeição.

ATIVIDADE 8
Observe as frases:
Quem pegar na mão um vaga-lumeacesonão vai se queimar, porque nessa reação química não produção de calor. Por isso, a luz dos pirilampos é chamada de luz fria.
- Qual a função da expressão destacada?
- Que outras expressões poderiam ser usadas no lugar depor isso, mantendo-se o mesmo sentido?

f) O uso de artigos
ATIVIDADE 9
- Observe o uso dos artigos neste trecho do texto:
Uma fêmea de vaga-lumes procura um lugar para pôr seus ovos. Encontra, no meio da mata, um pedaço apodrecido de madeira. Mas se a madeira “piscar”, a fêmea fica avisada que deve procurar outro canto”.
- Por que o autor utiliza artigos indefinidos emuma fêmea/um lugar/um pedaço de madeirae artigos definidos ema fêmea/a madeira?

g) Os tempos e modos verbais
ATIVIDADE 10
- Verifique em que tempo e modo se encontram os verbos do texto.
- Por que os verbos foram utilizados dessa maneira no texto?
- Qual dos verbos sublinhados nas frases a seguir idéia de que algo se repete, é contínuo:
  1. Um louva-a-deus vai chegando perto do vaga-lumeapagado’”.
  2. De repente, o pirilampo pisca e o louva-a-deus desanima.

h) O léxico
ATIVIDADE 11
- No texto, várias palavras que são derivadas deluz. Encontre-as.
- No texto, podem ser identificadas algumas palavras que são formadas pela junção de outras palavras. Copie-as.
- Que recursos o autor utiliza para evitar a repetição da palavravaga-lume.
- No texto, o autor usa alguns termos científicos:reação química;luciferase;oxidada. Qual a importância desses termos em um texto científico?

Têm-se, nas práticas de análise linguística, as possibilidades de reflexão sobre a língua. São práticas desafiadoras que oferecem oportunidades aos alunos de produzir linguagem e de entender o seu funcionamento.
Nessa perspectiva, o texto será sempre o cerne de todo e qualquer trabalho pedagógico, por ser o lugar em que os recursos linguísticos ganham significação. Explorar com os alunos esses recursos, levantar hipóteses acerca do seu funcionamento, verificar o efeito de sentido causado pela escolha de um recurso e não de outro são tarefas da ação pedagógica. Tudo isso tem como objetivo maior a construção de conhecimentos necessários para aprimorar o uso da linguagem nas mais diversas situações sociais.
A análise linguística (ouconhecimentos linguísticosouanálise e reflexão sobre a língua) não consiste apenas numa nova denominação para o ensino de gramática. É, antes, um novo modo de conceber a língua, os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (professor e alunos) e os objetivos do ensino.

Dessa forma, a prática de análise linguística constitui-se num importante instrumental capaz de refletir a organização do texto escrito; um trabalho que percebe o texto como o resultado de opções temáticas e estruturais feitas pelo autor, tendo em vista o seu interlocutor.