Por: Cristiane Malinoski Pianaro Angelo e Loremi Loregian-Penkal
Em
texto
anterior,
discutimos
aspectos
teóricos
relacionados
à
prática
de
análise
linguística.
Nesse
momento,
apresentaremos
algumas
sugestões
de
atividades
a
partir
do
texto:
“A
linguagem
do
pisca-pisca”
(Ciência
Hoje
das
Crianças,
nº
22),
disponível
em
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/vaga-lumes-a-linguagem-do-pisca-pisca
a)
A estrutura do texto
ATIVIDADE
1
-
O
texto
“A
linguagem
do
pisca-pisca”
explica
como
são,
como
vivem
e
por
que
brilham
os
vaga-lumes.
Ele
é
formado
por
dez
parágrafos.
Faça
uma
síntese
sobre
as
idéias
contidas
em
cada
parágrafo.
-
No
parágrafo
introdutório
são
apresentadas
as
idéias
básicas.
Quais
parágrafos
desenvolvem
as
informações
do
parágrafo
introdutório?
-
Quais
parágrafos
apresentam
informações
complementares?
|
b)
As
comparações
ATIVIDADE
2
-
No
2º
e
3º
parágrafos,
o
autor
faz
uso
de
uma
comparação.
Qual
é
a
comparação?
Discuta
com
seus
colegas.
-
Com
que
finalidade
o
autor
utiliza
a
comparação?
|
c)
Mecanismos de persuasão
ATIVIDADE
3
-
De
que
forma
o
autor
procura
envolver
seu
leitor
logo
no
início
do
texto?
-
No
decorrer
do
texto,
algumas
expressões
informais
e
humorísticas
são
utilizadas:
“quem
pegar
na
mão
um
vaga-lume
‘aceso’
não
vai
se
queimar”;
“presas
pouco
saborosas”;
“aquela
comida
não
é
das
melhores”.
Por
que
o
autor
as
utiliza?
|
d)
O
uso
das
aspas
ATIVIDADE
4
-
Identifique
no
texto
todas
as
palavras
e
expressões
em
que
o
autor
utilizou
aspas.
-
Por
que
o
autor
fez
uso
desse
recurso?
-
Pesquise
em
alguma
gramática:
|
e)
Os elementos de coesão
ATIVIDADE
5
Leia
a frase e observe as palavras sublinhadas:
“A
vaga-lume
fêmea
pisca
para
avisar
ao
macho
que
ele
pode
se
aproximar
dela
para
o
acasalamento”
Qual
a função das palavras sublinhadas?
ATIVIDADE
6
As
palavras sublinhadas nos trechos a seguir são denominadas
relatores. Têm a função de ligar, relacionar as palavras,
expressões e frases do texto.
“Quando
uma
pessoa
está
dirigindo
um
carro
e
quer
indicar
que
vai
entrar
à
direita,
ela
liga
o
pisca-pisca
para
a
direita
e
pronto!
Quem
está
na
rua,
pedestre
ou
automóvel,
já
sabe
o
que
significa
aquele
sinal.”
“De
repente,
o
pirilampo
pisca
e
o
louva-a-deus
desanima.
Porque
muitos
vaga-lumes
têm
toxina
em
seu
corpo.
São,
portanto,
presas
pouco
saborosas.
O
sinal
luminoso
serve
para
avisar
ao
predador
que
aquela
comida
não
é
das
melhores.”
“Você
já
reparou
naquele
bichinho
que
vive
piscando
à
noite?”
Agora,
responda:
-
Qual
dessas
palavras
sublinhadas
aponta
para
algo
que
está
dentro
do
texto,
isto
é,
para
palavras
que
já
foram
escritas?
-
Qual
dessas
palavras
sublinhadas
aponta
para
informações
que
estão
fora
do
texto,
na
cabeça
do
leitor?
ATIVIDADE
7
Observe
a que informações se referem as palavras destacadas nos trechos
abaixo:
“Um
vaga-lume
macho
sobrevoa
a
vegetação
espessa
à
procura
da
fêmea
para
o
acasalamento.
Enquanto
voa,
vai
piscando
num
ritmo
próprio
de
sua
espécie.
Lá
embaixo,
a
fêmea
da
mesma
espécie
vagalumeia
no
mesmo
ritmo.”
“Um
louva-a-deus
vai
chegando
perto
do
vaga-lume
’apagado’.
Vê
o
inseto
e
prepara
o
bote,
certo
de
que
ali
está
uma
boa
refeição.”
ATIVIDADE
8
Observe
as frases:
“Quem
pegar
na
mão
um
vaga-lume
’aceso’
não
vai
se
queimar,
porque
nessa
reação
química
não
há
produção
de
calor.
Por
isso,
a
luz
dos
pirilampos
é
chamada
de
luz
fria”.
-
Qual
a
função
da
expressão
destacada?
-
Que
outras
expressões
poderiam
ser
usadas
no
lugar
de
“por
isso”,
mantendo-se
o
mesmo
sentido?
|
f)
O uso de artigos
ATIVIDADE
9
-
Observe
o
uso
dos
artigos
neste
trecho
do
texto:
“Uma
fêmea de vaga-lumes procura um lugar para pôr seus ovos.
Encontra, no meio da mata, um pedaço apodrecido de madeira. Mas
se a madeira “piscar”, a fêmea fica avisada que deve procurar
outro canto”.
-
Por
que
o
autor
utiliza
artigos
indefinidos
em
“uma
fêmea”/
“um
lugar”/
“um
pedaço
de
madeira”
e
artigos
definidos
em
“a
fêmea”/
“a
madeira”?
|
g)
Os tempos e modos verbais
ATIVIDADE
10
-
Verifique
em
que
tempo
e
modo
se
encontram
os
verbos
do
texto.
-
Por
que
os
verbos
foram
utilizados
dessa
maneira
no
texto?
-
Qual
dos
verbos
sublinhados
nas
frases
a
seguir
dá
idéia
de
que
algo
se
repete,
é
contínuo:
|
h)
O
léxico
ATIVIDADE
11
-
No
texto,
há
várias
palavras
que
são
derivadas
de
“luz”.
Encontre-as.
-
No
texto,
podem
ser
identificadas
algumas
palavras
que
são
formadas
pela
junção
de
outras
palavras.
Copie-as.
-
Que
recursos
o
autor
utiliza
para
evitar
a
repetição
da
palavra
“vaga-lume”.
-
No
texto,
o
autor
usa
alguns
termos
científicos:
“reação
química”;
“luciferase”;
“oxidada”.
Qual
a
importância
desses
termos
em
um
texto
científico?
|
Têm-se,
nas
práticas
de
análise
linguística,
as
possibilidades
de
reflexão
sobre
a
língua.
São
práticas
desafiadoras
que
oferecem
oportunidades
aos
alunos
de
produzir
linguagem
e
de
entender
o
seu
funcionamento.
Nessa
perspectiva,
o
texto
será
sempre
o
cerne
de
todo
e
qualquer
trabalho
pedagógico,
por
ser
o
lugar em que os
recursos
linguísticos
ganham
significação.
Explorar
com
os
alunos
esses
recursos,
levantar
hipóteses
acerca
do
seu
funcionamento,
verificar
o
efeito
de
sentido
causado
pela
escolha
de
um
recurso
e
não
de
outro
são
tarefas
da
ação
pedagógica.
Tudo
isso
tem
como
objetivo
maior
a
construção
de
conhecimentos
necessários
para
aprimorar
o
uso
da
linguagem
nas
mais
diversas
situações
sociais.
A
análise
linguística
(ou
“conhecimentos
linguísticos”
ou
“análise
e
reflexão
sobre
a
língua”)
não
consiste
apenas
numa
nova
denominação
para
o
ensino
de
gramática.
É,
antes,
um
novo
modo
de
conceber
a
língua,
os
sujeitos
envolvidos
no
processo
de
ensino-aprendizagem
(professor
e
alunos)
e
os
objetivos
do
ensino.
Dessa
forma,
a
prática
de
análise
linguística
constitui-se
num
importante
instrumental
capaz
de
refletir
a
organização
do
texto
escrito;
um
trabalho
que
percebe
o
texto
como
o
resultado
de
opções
temáticas
e
estruturais
feitas
pelo
autor,
tendo
em
vista
o
seu
interlocutor.
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