sábado, 12 de dezembro de 2015

Sociolinguística e ensino de português

Por: Rosana Taís Rossa

Durante o curso de Letras, ouvimos e aprendemos que precisamos promover constantemente reflexões a respeito da cultura e do ensino/aprendizado da Língua Portuguesa. E é muito fácil  levantar essas questões na sala de aula. O difícil mesmo é nós, professores, articularmos teoria e prática, pensarmos como nosso sistema linguístico se estrutura, de que forma suas regras são estabelecidas e quais lacunas a gramática normativa deixa. 

Considerando o trabalho com variação linguística em sala e com o intuito de ampliar nossos conhecimentos acerca desse tema tão pertinente para as aulas de português nós, bolsistas do PIBID/Português, assistimos a uma palestra muitíssimo esclarecedora sobre alguns aspectos teóricos e práticos da Língua Portuguesa e sobre a importância de se trabalhar a variação e a mudança linguística em sala. 

A explanação ocorreu no dia 30 de novembro, na UNICENTRO, campus Santa Cruz, em Guarapuava, e a pesquisadora Professora Doutora Odete Pereira da Silva Menon (UFPR/UTFPR/CNPq) foi quem ministrou a mega aula de Sociolinguística. 

Estiveram presentes os alunos bolsistas do PIBID/Português Irati, o supervisor do PIBID de uma das escolas parceiras e a professora coordenadora. Estudantes da graduação e do Mestrado em Letras de Guarapuava também participaram do evento. Na foto abaixo registramos um desses momentos com os bolsistas do PIBID português, a palestrante e duas docentes do Mestrado em Letras.





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