sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Como levar a poesia para a sala de aula?


A poesia pode nos dar uma aula dinâmica e interessante, por meio do tema da poesia escolhida o professor pode desenvolver outras atividades como dramatizações, produções textuais, ilustrações e interpretações. A poesia leva o aluno ao mundo da imaginação e ao conhecimento de outros gêneros textuais, tudo dependerá de como o professor resolver planejar sua aula..
Como sabemos, a poesia quando foi criada era cantada.. Ela possui um ritmo e uma sonoridade, então pode ser transformada em uma música. Pensando nisso, que tal  levar poesias que já foram cantadas por cantores conhecidos para a sala de aula?
Como exemplo: "Pela Luz dos Olhos Teus" é uma música escrita por Vinicius de Moraes, "A Casa" é uma poesia infantil de Vinicius de Moraes e é também uma música muito conhecida, esse poeta atende a diversas idades. É uma ótima opção para o ensino fundamental e também para o ensino médio!
Você professor pode propor aos alunos que, durante a aula de poesia, eles produzam a sua própria poesia, pois assim entenderão melhor a estrutura desse gênero. Mas para que esta atividade torne-se ainda mais interessante, leve papeis coloridos, tinta guache, cola colorida e etc. Enfim, explore os recursos que podem despertar a criatividade do aluno, pois poesia é cor, brincadeira, coisa séria, música, lição de vida e pode ser um despertar da criatividade do aluno.
Deixo a dica de poesias de Vinicius de Moraes pois é um poeta brasileiro, muito conhecido e completo, mas  o professor poderá escolher outros poetas como Cecília Meireles, Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, entre outros.
Além da sala de aula, a aula de poesia pode ser expandida para toda a escola. Outra dica interessante é que o professor, juntamente com os alunos, decore a escola toda com poesias, colando nas portas, nos murais, nos corredores versos de poesias de diversos poetas.
Deixe que a poesia invada os espaços de ensino e traga criatividade, imaginação e conhecimento para dentro dos muros da escola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário