Uma das atividades desenvolvidas na escola parceira do PIBID,
no ano de 2011 e 2012, foi o trabalho com questões relacionadas à formação
humana dos alunos em aulas de Língua Portuguesa. Desta forma, trabalhamos, com
turmas do Ensino Médio, durantes algumas aulas a temática ética.
O trabalho envolveu várias atividades em
sala, todas pautadas nos gêneros discursivos e nas práticas de
leitura, escrita e oralidade.
Inicialmente, com o intuito de ativar os conhecimentos
prévios dos alunos, propôs-se uma situação-problema em que se observava a falta
de ética. Aqui trabalhamos com os seguintes vídeos:
Cena inicial do filme “O Poderoso Chefão”
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FF92fJ5bvK4 )
Moradores de rua devolvem dinheiro encontrado
(Disponível em: http://youtube/WckCA8juT8k)
Em seguida, trabalhamos o conceito de ética, por meio de
um texto informativo retirado da internet.
(Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm)
Depois, trouxemos a música - “Perfeição” de Legião Urbana
- e propusemos um debate oral relacionando a música à temática.
(Diponível em: http://letras.mus.br/legiao-urbana/46967/)
Num outro momento, utilizamos duas charges que se
relacionavam à ética
Depois deste trabalho que envolveu primordialmente a
leitura e a oralidade, propusemos a produção escrita, por meio de uma proposta
de produção que continha a música “Polícia, bandido, cachorro, dentista” de
Sergio Sampaio (disponível em http://letras.mus.br/sergio-sampaio/570630);
Continha também os artigos I, II e III da Declaração
Universal dos Direitos Humanos;
e uma campanha publicitária envolvendo ética
(disponível
em: http://ducarmoeticaecidadania.blogspot.com.br/2011/07/esta-campanha-foi-lancada-em-2004.html)
Realizadas as produções textuais escritas, fizemos a
avaliação dos textos deixando sugestões, dicas, por meio de bilhetes, de
melhorias tanto na forma, quanto no conteúdo dos textos e propusemos a
reescrita textual, pois sabemos da necessidade de planejar, escrever, revisar e
reescrever textos.
Diante das atividades realizadas, percebemos que a
experiência esteve pautada nos apontamentos dos PCNs e principalmente nas
orientações das DCEs para o ensino de Língua Portuguesa e que rendeu resultados
bastante relevantes.
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