quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO: A ÉTICA EM SALA DE AULA


Uma das atividades desenvolvidas na escola parceira do PIBID, no ano de 2011 e 2012, foi o trabalho com questões relacionadas à formação humana dos alunos em aulas de Língua Portuguesa. Desta forma, trabalhamos, com turmas do Ensino Médio, durantes algumas aulas a temática ética.
O trabalho envolveu várias atividades em sala, todas pautadas nos gêneros discursivos e nas práticas de leitura, escrita e oralidade. 
Inicialmente, com o intuito de ativar os conhecimentos prévios dos alunos, propôs-se uma situação-problema em que se observava a falta de ética. Aqui trabalhamos com os seguintes vídeos:
Cena inicial do filme “O Poderoso Chefão”
Moradores de rua devolvem dinheiro encontrado
(Disponível em: http://youtube/WckCA8juT8k)
Em seguida, trabalhamos o conceito de ética, por meio de um texto informativo retirado da internet.
Depois, trouxemos a música - “Perfeição” de Legião Urbana - e propusemos um debate oral relacionando a música à temática. 
Num outro momento, utilizamos duas charges que se relacionavam à ética
Depois deste trabalho que envolveu primordialmente a leitura e a oralidade, propusemos a produção escrita, por meio de uma proposta de produção que continha a música “Polícia, bandido, cachorro, dentista” de Sergio Sampaio (disponível em http://letras.mus.br/sergio-sampaio/570630);
Continha também os artigos I, II e III da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
e uma campanha publicitária envolvendo ética 
Realizadas as produções textuais escritas, fizemos a avaliação dos textos deixando sugestões, dicas, por meio de bilhetes, de melhorias tanto na forma, quanto no conteúdo dos textos e propusemos a reescrita textual, pois sabemos da necessidade de planejar, escrever, revisar e reescrever textos.
Diante das atividades realizadas, percebemos que a experiência esteve pautada nos apontamentos dos PCNs e principalmente nas orientações das DCEs para o ensino de Língua Portuguesa e que rendeu resultados bastante relevantes.

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