GÊNEROS
TEXTUAIS E O PROCESSO DA ESCRITA
O estudo dos gêneros textuais é hoje um
dos mais discutidos em trabalhos acadêmicos. O motivo talvez seja a
“desvalorização” do estudo da gramática normativa. Quando falamos em
desvalorização não nos referimos à sua depreciação, mas sim a uma transferência:
a gramática normativa passou de prioridade a segundo plano. Hoje o objetivo
maior em analisar um texto, é observar diversos critérios que vão muito além do
estudo da gramática, isso porque o peso da avaliação em vestibulares e
concursos está na clareza das ideias e na facilidade em expressá-las. Assim,
é indispensável que o aluno tenha em seu acervo diversos modelos de textos dos
quais poderá valer-se, assim como a perfeita consciência de quando poderá
empregá-los.
A Crônica como
instrumento de trabalho
As crônicas são narrações que
possuem uma linguagem irônica, séria ou humorística e é o gênero preferido dos
professores para trabalhar. Além de seu conceito ser de fácil assimilação, é
realmente divertido e prende a atenção dos alunos, sendo que nesse momento eles
estão absorvendo o máximo possível de informação.
Para alunos que estão saindo do
ensino fundamental, assim como os que já estão no ensino médio, a crônica é uma
excelente opção de texto para influenciá-los principalmente a ler, já que os
alunos que estão se preparando para o vestibular encontram-se imersos nas
leituras fatigantes que lhes são propostas, o que resulta em uma diminuição no
desempenho deles na escrita, além de, para muitos, tornar-se o estopim para o
desgosto pela leitura. Por isso, qualquer aluno que tiver oportunidade de
conhecer os gêneros textuais (principalmente as crônicas) tomará gosto pela
leitura, além de ampliar seus horizontes na escrita, produzindo textos cada vez
melhores, com bons argumentos, boa estrutura e que atrairão bons leitores.
Graças ao PIBID, tivemos a
oportunidade de apresentar o conceito de
crônica e alguns exemplos em duas turmas de 8° ano de um colégio estadual de
Irati - PR, em que foi possível perceber o quão interessados os alunos ficaram,
já que demonstraram não terem tido contato com esse gênero até então. Ao
aplicar uma prática relacionada ao conceito exposto, os alunos empenharam-se de
forma satisfatória para realizá-la. Entre os resultados obtidos com a exposição
do gênero crônica, podemos destacar:
- Ampliação do
vocabulário;
- Esclarecimento de
ideias;
- Capacidade de
identificar gêneros textuais;
- Momento de
descontração para a turma, propiciado por atividades dinâmicas;
- Iniciativa dos
alunos para discussão do tema e seu emprego na escrita;
Portanto, podemos
afirmar que é possível trabalhar em equilíbrio dentro das salas de aula:
ensinar aos alunos as normas e regras da nossa língua, assim como apresentá-los
aos diversos tipos de textos e seu emprego nas produções textuais de modo a
atraí-los à leitura e à escrita, tornando essa prática uma atividade cativante
e precursora da ampliação dos horizontes desses alunos.
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