sexta-feira, 25 de janeiro de 2013



GÊNEROS TEXTUAIS E O PROCESSO DA ESCRITA

       O estudo dos gêneros textuais é hoje um dos mais discutidos em trabalhos acadêmicos. O motivo talvez seja a “desvalorização” do estudo da gramática normativa. Quando falamos em desvalorização não nos referimos à sua depreciação, mas sim a uma transferência: a gramática normativa passou de prioridade a segundo plano. Hoje o objetivo maior em analisar um texto, é observar diversos critérios que vão muito além do estudo da gramática, isso porque o peso da avaliação em vestibulares e concursos está na clareza das ideias e na facilidade em expressá-las. Assim, é indispensável que o aluno tenha em seu acervo diversos modelos de textos dos quais poderá valer-se, assim como a perfeita consciência de quando poderá empregá-los.

            A Crônica como instrumento de trabalho

            As crônicas são narrações que possuem uma linguagem irônica, séria ou humorística e é o gênero preferido dos professores para trabalhar. Além de seu conceito ser de fácil assimilação, é realmente divertido e prende a atenção dos alunos, sendo que nesse momento eles estão absorvendo o máximo possível de informação.
            Para alunos que estão saindo do ensino fundamental, assim como os que já estão no ensino médio, a crônica é uma excelente opção de texto para influenciá-los principalmente a ler, já que os alunos que estão se preparando para o vestibular encontram-se imersos nas leituras fatigantes que lhes são propostas, o que resulta em uma diminuição no desempenho deles na escrita, além de, para muitos, tornar-se o estopim para o desgosto pela leitura. Por isso, qualquer aluno que tiver oportunidade de conhecer os gêneros textuais (principalmente as crônicas) tomará gosto pela leitura, além de ampliar seus horizontes na escrita, produzindo textos cada vez melhores, com bons argumentos, boa estrutura e que atrairão bons leitores.
            Graças ao PIBID, tivemos a oportunidade de  apresentar o conceito de crônica e alguns exemplos em duas turmas de 8° ano de um colégio estadual de Irati - PR, em que foi possível perceber o quão interessados os alunos ficaram, já que demonstraram não terem tido contato com esse gênero até então. Ao aplicar uma prática relacionada ao conceito exposto, os alunos empenharam-se de forma satisfatória para realizá-la. Entre os resultados obtidos com a exposição do gênero crônica, podemos destacar:

- Ampliação do vocabulário;
- Esclarecimento de ideias;
- Capacidade de identificar gêneros textuais;
- Momento de descontração para a turma, propiciado por atividades dinâmicas;
- Iniciativa dos alunos para discussão do tema e seu emprego na escrita;

Portanto, podemos afirmar que é possível trabalhar em equilíbrio dentro das salas de aula: ensinar aos alunos as normas e regras da nossa língua, assim como apresentá-los aos diversos tipos de textos e seu emprego nas produções textuais de modo a atraí-los à leitura e à escrita, tornando essa prática uma atividade cativante e precursora da ampliação dos horizontes desses alunos. 

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