sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Liberdade para escrever


Nas aulas de Língua Portuguesa há a liberdade para escrever? 
Os professores de Língua Portuguesa possuem as suas missões, dentre elas está ensinar o aluno a produzir textos, mas como esta missão está sendo desenvolvida?
Muitas vezes nos prendemos a um livro didático que direciona as nossas escolhas, dentro dele encontramos quase tudo o que precisamos para desenvolver nossa aula de Língua Portuguesa, mas será que as aulas devem ser realizadas apenas com base em nosso "amigo" livro didático?
Não. O livro didático pode ser ótimo e oferecer várias ideias, mas você, professor, é um ser criativo e o seu papel é sempre despertar no aluno a curiosidade para aprender. No entanto, desperte primeiramente a sua criatividade.

Dicas para despertar a sua criatividade e depois o interesse de seu aluno:


- Desprenda-se do livro didático na hora de ensinar o seu aluno a produzir textos, quando o aluno possuir um objetivo ele escreverá melhor, este objetivo pode ser um jornal da escola ou um concurso literário.

- Tendo um objetivo, o aluno não estará escrevendo o texto apenas para uma pessoa ler que sempre é você, professor, ele estará escrevendo para outras pessoas, para interlocutores reais.

- Contendo um objetivo diferente daquele que sempre é proposto: aprender a escrever corretamente e tirar notas, o aluno irá dedicar-se de forma diferente também.


Quais são os temas propostos nas salas de aula para a produção textual? 
* Notícias diversas.
* Bullying.
* Tipos de violências.
* Textos narrativos.
* Uma narrativa baseada no tema da sua aula.

Ou seja, são temas já muito explorados e cansativos para os alunos, escrever deve ser um ato de expor suas  ideias, seus pensamentos e sua criatividade.
Quando o aluno perceber que escrever não é algo difícil e que pode ser realizado de forma prazerosa será mais fácil ensinar a gramática, coesão e coerência, entre outros.
Antes de estipular qualquer tema para o seu aluno produzir um texto dissertativo (que futuramente irá escrever em concursos e vestibulares) você, professor, deve pensar em mostrar ao aluno o verdadeiro significado de um texto.
Comece dando a liberdade da escrita, permita que seu aluno escreva algo de seu contexto e de sua vontade, isto porque, como nos ensina Paulo Freire:


"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Paulo Freire



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