A
importância do professor-leitor
O
aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, e o
ser humano é extremamente capaz de absorver novos conhecimentos durante sua
formação escolar, bem como durante toda sua existência.
Faz-se
necessário verificar a realidade do ensino de leitura nas escolas, levantar
hipóteses de onde pode estar o problema e do que pode ser feito, com o objetivo
de melhorar a qualidade de formação dos alunos.
Podemos
ressaltar que, na prática, é difícil nos depararmos com
professores-leitores, o que dificulta o processo de leitura dos alunos, e
levando em consideração o fato de o professor “dar” e ”ser” exemplo, podemos
afirmar que o professor tem o dever de investir nos processos de leitura,
criando novas estratégias, inovando a cada aula, porém sem fugir das
expectativas dos alunos e sempre visando um melhor interesse e desempenho do
aluno em relação à leitura. Conforme destaca Aguiar,
“A linguagem verbal
é, dentre as formas de expressão e comunicação, a mais utilizada pelo homem
[...]. Registrando a linguagem verbal através do código escrito, o livro é o
documento que conserva a expressão do conteúdo da consciência humana individual e social de modo cumulativo. Ao
decifrar-lhe o texto, o leitor estabelece elos com as manifestações
sócio-culturais que lhe são distantes no tempo e no espaço”
(Aguiar, 1988, p.09).
Em contrapartida, facilmente encontramos
professores que não são leitores, valendo-se muitas vezes de resumos (fáceis de
ser encontrados) e que cobram a leitura somente por obrigação, sem ao menos
estabelecer um objetivo aos alunos.
Não podemos generalizar, porém existem
professores que não têm clareza do processo de formação de alunos-leitores e acabam
por não proporcionar ao aluno o prazer da prática de leitura. Prática essa que
é de grande importância, visto que abre novos horizontes aos alunos.
Uma criança não nasce leitora e, em todas
as fases da vida, tanto nos processos naturais quanto nos não tão naturais,
precisam ser apresentadas oportunidades para que ela aprenda coisas novas, visando
suprir essa necessidade que o ser humano tem de estar em constante
desenvolvimento.
Algumas pessoas têm contato com material escrito ainda
no “berço”, porém existem aquelas em que esse contato ocorre, apenas, na escola, sendo
esse mais um motivo para que se ensine com qualidade, pois,
“Todas as
pessoas, desde a infância, são portanto,
leitoras em formação, uma vez que estão constantemente atribuindo sentidos às
mais diversas manifestações da natureza e da cultura”
(Magnani, 1989, p.91).
Com relação à leitura, o que pode ser feito é insistir
na formação de professores-leitores, visando um melhor desempenho na sua
prática.
Enfim, nas práticas leitoras é preciso “ser”
e “dar” exemplo, pois assim possivelmente o aluno irá adquirir mais interesse
em aprender.
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