sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DICA DE LEITURA

Por Carla Carraro


                              Professor: como você trabalha a oralidade com seus alunos?

Muitos professores relatam a dificuldade de se trabalhar com a oralidade em sala de aula e os motivos são os mais diversos, entre eles está a dificuldade com a oralidade apresentada por muitos alunos. E então, como agir, professor? Como não frustrar o aluno? Como contribuir para o aprimoramento da oralidade?
A dica de leitura desta semana vem auxiliar a entender melhor essas questões e também fez parte da tarefa que nós, bolsistas-PIBID, realizamos durante as férias: efetuamos a leitura e o fichamento de RAMOS, Jânia. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
O livro apresenta discussões a respeito do espaço e da importância da oralidade, visto que, muitas vezes, a oralidade é deixada de lado nas aulas de língua portuguesa (não é mesmo, professor?).
Em suas páginas, o centro das discussões é o texto falado, mostrando que a partir dele podem-se construir vários outros textos falados ou escritos, ou seja, o texto falado seria o ponto inicial para outras atividades textuais produzidas pelos alunos, influenciando de forma positiva os resultados das produções textuais posteriores, uma vez que parte-se do ponto em que o aprendiz já tem conhecimento, que é o texto falado em situações reais de uso da língua, como notícias de jornal, peças de teatro, instruções etc.
Além disso, a autora Jânia M. Ramos traz sugestões didáticas, discutindo atividades já realizadas com alunos envolvendo principalmente textos orais, atividades estas que poderão ser utilizadas em sala de aula por você, professor.
A autora também dá um norte em relação à avaliação das produções textuais, formando, ao final, um quadro da avaliação de acordo com cada caso (concordância, de pontuação, acentuação, ortografia, coesão, coerência, regência, vocabulário), explicitando os tipos de questões discutidas ao longo do livro e como proceder diante delas.
Ainda, no livro, é ressalta a importância de selecionar atividades adequadas e baseadas nas dificuldades dos alunos, compreendendo que essas fazem parte do caminho para o aprendizado.
Boa leitura! E bom trabalho com a oralidade!

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