Professor: como você trabalha a oralidade com seus alunos?
Muitos professores
relatam a dificuldade de se trabalhar com a oralidade em sala de aula e os
motivos são os mais diversos, entre eles está a dificuldade com a oralidade
apresentada por muitos alunos. E então, como agir, professor? Como não frustrar
o aluno? Como contribuir para o aprimoramento da oralidade?
A dica de leitura desta
semana vem auxiliar a entender melhor essas questões e também fez parte da tarefa que
nós, bolsistas-PIBID, realizamos durante as férias: efetuamos a
leitura e o fichamento de RAMOS, Jânia.
O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
O livro apresenta discussões
a respeito do espaço e da importância da oralidade, visto que, muitas vezes, a
oralidade é deixada de lado nas aulas de língua portuguesa (não é mesmo,
professor?).
Em suas páginas, o centro
das discussões é o texto falado, mostrando que a partir dele podem-se construir
vários outros textos falados ou escritos, ou seja, o texto falado seria o ponto
inicial para outras atividades textuais produzidas pelos alunos, influenciando
de forma positiva os resultados das produções textuais posteriores, uma vez que
parte-se do ponto em que o aprendiz já tem conhecimento, que é o texto falado em
situações reais de uso da língua, como notícias de jornal, peças de teatro,
instruções etc.
Além disso, a autora
Jânia M. Ramos traz sugestões didáticas, discutindo atividades já realizadas
com alunos envolvendo principalmente textos orais, atividades estas que poderão
ser utilizadas em sala de aula por você, professor.
A autora também dá um
norte em relação à avaliação das produções textuais, formando, ao final, um
quadro da avaliação de acordo com cada caso (concordância, de pontuação, acentuação,
ortografia, coesão, coerência, regência, vocabulário), explicitando os tipos de questões discutidas ao longo do livro e como proceder diante delas.
Ainda, no livro, é
ressalta a importância de selecionar atividades adequadas e baseadas nas
dificuldades dos alunos, compreendendo que essas fazem parte do caminho para
o aprendizado.
Boa leitura! E bom
trabalho com a oralidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário