Por Marcia Zakrzevski
Quando
falamos em tecnologia, a primeira coisa que vem em mente é o
computador. Mas será que na escola o computador faz parte do
cotidiano dos nossos alunos?
O
que é interessante é que ainda, em pleno século XXI, há
professores que se mostram mais conservadores, distanciando-se das
novas tecnologias. No entanto, não se pode negar que a realidade
escolar sente os efeitos dos avanços tecnológicos. Assim, é
preciso que a escola refaça suas propostas pedagógicas e mude
posicionamentos, usando as tecnologias de forma responsável para que
se consigam resultados que satisfaçam as necessidades dos alunos.
Muitos professores se sentem amedrontados com a tecnologia, fogem e aparentam ter uma certa aversão à inovação. No entanto, é impossível nos desligarmos dela, pois ela faz parte
de nossas vidas, porém é preciso saber usá-la, mudar a metodologia
de ensino - pergunto: tecnologia ou metodologia? De que serve a
tecnologia se a metodologia não muda?
Na verdade, a tecnologia anda muito rápido, e a escola tem que
estar atenta às inovações para acompanhar esse avanço. Muitos
podem dizer que a tecnologia é ainda algo não disponível a todos,
mas se pararmos para analisar, veremos que praticamente todas as escolas
possuem salas de informática, que o governo cedeu para que os
alunos estivessem a par das novas tecnologias. O que acontece em muitas
escolas, no entanto, é que esses computadores disponíveis aos alunos estão sendo
usados somente para pesquisas e usos dos professores, o que é
lamentável para a educação. Contudo, não quero dizer que o
professor é incompetente, mas que ele sente medo, e muitas vezes
acomoda-se, pois tudo que é novo está sujeito a rejeições.
O uso do computador em sala de aula, além de trazer um ânimo novo
aos alunos, prendendo a atenção, ainda é uma ferramenta que gera
informação. Apresentando essas condições, percebemos que a
internet pode constituir-se em um recurso significativo para as
atividades em sala de aula. A utilização da internet na sala de
aula deve estar a favor da aprendizagem, consistindo num recurso
eficaz nas práticas pedagógicas. Contudo, o aluno precisa ser orientado em suas pesquisas
e buscas virtuais, para que se torne cada vez mais ativo, crítico e atento
às informações e atualizações que a internet produz.
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