sexta-feira, 8 de março de 2013

Educação e tecnologia: os desafios do educador na Era Digital


Por Marcia Zakrzevski


          Quando falamos em tecnologia, a primeira coisa que vem em mente é o computador. Mas será que na escola o computador faz parte do cotidiano dos nossos alunos?
O que é interessante é que ainda, em pleno século XXI, há professores que se mostram mais conservadores, distanciando-se das novas tecnologias. No entanto, não se pode negar que a realidade escolar sente os efeitos dos avanços tecnológicos. Assim, é preciso que a escola refaça suas propostas pedagógicas e mude posicionamentos, usando as tecnologias de forma responsável para que se consigam resultados que satisfaçam as necessidades dos alunos.
        Muitos professores se sentem amedrontados com a tecnologia, fogem e aparentam ter uma certa aversão à inovação. No entanto, é impossível nos desligarmos dela, pois ela faz parte de nossas vidas, porém é preciso saber usá-la, mudar a metodologia de ensino - pergunto: tecnologia ou metodologia? De que serve a tecnologia se a metodologia não muda?
Na verdade, a tecnologia anda muito rápido, e a escola tem que estar atenta às inovações para acompanhar esse avanço. Muitos podem dizer que a tecnologia é ainda algo não disponível a todos, mas se pararmos para analisar, veremos que praticamente todas as escolas possuem salas de informática, que o governo cedeu para que os alunos estivessem a par das novas tecnologias. O que acontece em muitas escolas, no entanto, é que esses computadores disponíveis aos alunos estão sendo usados somente para pesquisas e usos dos professores, o que é lamentável para a educação. Contudo, não quero dizer que o professor é incompetente, mas que ele sente medo, e muitas vezes acomoda-se, pois tudo que é novo está sujeito a rejeições.
          O uso do computador em sala de aula, além de trazer um ânimo novo aos alunos, prendendo a atenção, ainda é uma ferramenta que gera informação. Apresentando essas condições, percebemos que a internet pode constituir-se em um recurso significativo para as atividades em sala de aula. A utilização da internet na sala de aula deve estar a favor da aprendizagem, consistindo num recurso eficaz nas práticas pedagógicas. Contudo, o aluno precisa ser orientado em suas pesquisas e buscas virtuais, para que se torne cada vez mais ativo, crítico e atento às informações e atualizações que a internet produz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário