sexta-feira, 15 de março de 2013

Dica de leitura

                           Gramática Pedagógica do Português Brasileiro

Por Loremi Loregian-Penkal

Muitos alunos das licenciaturas, invariavelmente, sempre querem indicações de "uma boa gramática" do português. Em 2011 saiu finalmente uma obra indispensável para auxiliar o trabalho do professor em sala de aula. Trata-se da Gramática Pedagógica do Português Brasileiro, do professor e linguista Marcos Bagno.
Em suas 1053 páginas, Bagno nos brinda com uma obra que é: a) uma gramática do português brasileiro contemporâneo; b) propositiva, porque propõe a plena aceitação de novas regras gramaticais; c) pedagógica, pois contribui para a formação docente; d) um projeto epistemológico, porque traz implícita uma teoria do conhecimento; e) político-ideológica; f) teórica e g) histórica.  
Com uma linguagem bastante acessível e com base em exemplos concretos de uso do português brasileiro, o autor deixa explícito que "esse livro tem, primordialmente, no seu horizonte de leitores potenciais, as professoras e os professores em formação ou já formados que exercem o magistério no ensino fundamental e/ou médio e na educação de jovens e adultos, ou que se preparam para essa tarefa" (p. 20).
Aos interessados, a referência completa da obra:
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário