sexta-feira, 12 de abril de 2013

Entenda alguns problemas encontrados nos textos dos alunos



*Por: Jeniffer Javorski Cabral

   Os professores de língua materna devem sempre reconhecer a diferença entre a língua falada e a língua escrita, são duas modaliddaes totalmente diferentes, porém, sabemos que uma possui influência sobre a outra, principalmente a falada sobre a escrita.
   Esta influência da oralidade na escrita é muito encontrada nos textos produzidos pelos alunos, como por exemplo a palavra “cazarão” (casaram). Neste caso o que acontece é que, no português, as palavras que terminam em "am" são pronunciadas como "ão".
Estes problemas são perfeitamente explicados e são classificados em categorias, entre elas:

- Transcrição Fonética:
Acontece quando o aluno escreve de acordo com a sua fala, fazendo uma transcrição fonética, como nos exemplos:

tudu (tudo)
praneta (planeta)
sou (sol)

- Uso Indevido de Letras:
Caracteriza-se pela escolha do aluno por uma letra possível para representar o som de uma palavra quando as regras ortográficas propõem outra letra, como nos exemplos:

dici (disse)
licho (lixo)
xata (chata)

- Hipercorreção:

Neste caso o aluno já conhece a forma correta da palavra, mas acaba generalizando. Podemos citar como exemplo: algumas palavras que terminam com som de i na pronúncia se escrevem com e, como o som é i, o aluno passa a substituir na escrita o e pelo i.

jogol (jogou)
conseguio (conseguiu)
familha (família)

- Modificação da estrutura segmental das palavras:

Estes desvios não se relacionam com a fala, são apenas trocas, supressões, acréscimos ou inversões de letras.

voi (foi);
odeam (odeiam);
muméros (números).

- Juntura Intervocabular e Segmentação:

Na fala não existe separação de palavras, a não ser quando marcada pela entonação do falante, portanto neste caso as palavras são escritas sem espaços.

oque (o que)
agente ( a gente)
apartir (a partir)

- Forma morfológica diferente:

Alguns erros ortográficos acontecem porque, na variedade dialetal que se usa, certas palavras têm características próprias.

pacia (passear)
ta (está)
adepois (depois)

- Problemas Sintáticos:

Alguns problemas textuais podem ser de natureza sintática, isto é, de concordância, de regência.

"Era uma vez um gato que um dia ele saiu de casa."



*Obs.: As informações foram retiradas do livro: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 1997.



Um comentário:

  1. Muito bom seu texto, acredito que muitos professores, assim como eu, desconheciam algumas dessas informações.Obrigado. Bom trabalho.

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