sexta-feira, 10 de maio de 2013

E a TV pen drive, professor? Se ligue nesta ideia!

Por Carla Micheli Carraro


              Nesses últimos anos, todas as escolas públicas do Paraná receberam a TV pen drive. Em todas as salas de aula há a “TV laranja”, como é conhecida pelos alunos. É um instrumento que pode auxiliar positivamente nas aulas.
            Assim, para enriquecer a aula, o professor pode trazer imagens, músicas vídeos relacionados à temática trabalhada, ou seja, é um complemento para a aula. Além disso, sabemos que aulas extremamente tradicionais, em que o professor apenas transmite conteúdo para seus alunos, é uma metodologia que vem sendo combatida, podemos confirmar esta questão nos próprios documentos oficiais de ensino – PCNs; DCEs – os quais postulam que o aluno é um sujeito ativo, que deve participar criticamente da construção de seu próprio aprendizado. Portanto, as aulas devem estar pautadas na interação e, desta forma, a TV pen drive, se bem utilizada, atua como um fomento às discussões em sala.
            Porém, não é raro escutarmos por aí alguns professores dizendo que a TV foi um mau investimento, outros afirmam nunca a ter utilizado, alguns ainda se apoiam na idade, dizendo que não sabem lidar com essas novas tecnologias...
            Ora, um professor interessado, preocupado e que queira acompanhar o ritmo dos alunos sempre pode aprender, e usar a TV pen drive não é um bicho de sete cabeças. As novas tecnologias estão chegando no espaço escolar, ainda que lentamente. E isso é só o começo, pois hoje, o perfil dos alunos é diferente dos do passado e dificilmente se contentem (e nem devem se contentar!) apenas em escutar o professor repassando o conteúdo.
            Uma escola que queira estar sintonizada com a sociedade contemporânea e não à margem dela, terá que começar a pensar em tecnologias, não para substituir o papel do professor, mas para complementar a sua atuação.
            Agora fica a questão: Se a TV está nas salas de aula e pode contribuir para o ensino, então por que não utilizá-la?

A TV pen drive nas aulas do PIBID-Português
            Durante as aulas que ministramos na escola pública, nós, bolsistas-PIBID, procuramos sempre estabelecer o diálogo com os estudantes, buscando a troca de conhecimentos e, para isso, muitas vezes, fazemos uso da TV pen drive. Percebemos que os alunos aprovam a ideia.
            Em nossas aulas, com a utilização da TV, já trabalhamos com análise de músicas, clipes de músicas, imagens diversas, curtas-metragens, notícias de jornais em vídeo, propaganda em vídeo, fragmentos de filmes, sempre com um objetivo maior que é despertar cada vez mais a criticidade dos estudantes.
            Um exemplo são os clipes das duas músicas abaixo, que utilizamos como complemento para discutir questões relacionadas ao projeto temático que estamos desenvolvendo na escola: Consumismo. Essas músicas trazem em seu conteúdo um alto teor de crítica e isso foi discutido em sala de aula.

-        Música: Geração Coca-cola de Legião Urbana:

-        Música: Terceira do Plural de Engenheiros do Hawaii

            O interessante é que quando pensamos em TV logo nos vem em mente a ideia de alienação e, de fato, se os alunos não têm um olhar crítico, a televisão é um dos instrumentos mais alienantes que existe. Porém, na escola, ela exerce um papel totalmente contrário a este, visto que, se o professor planejar o que irá apresentar na TV pen drive, ela servirá como um despertar crítico para diversas discussões.
            Clic! Se ligue nesta ideia!

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