Nesses últimos anos,
todas as escolas públicas do Paraná receberam a TV pen drive. Em todas
as salas de aula há a “TV laranja”, como é conhecida pelos alunos. É um
instrumento que pode auxiliar positivamente nas aulas.
Assim, para enriquecer a aula, o professor pode trazer
imagens, músicas vídeos relacionados à temática trabalhada, ou seja, é um
complemento para a aula. Além disso, sabemos que aulas extremamente
tradicionais, em que o professor apenas transmite conteúdo para seus alunos, é
uma metodologia que vem sendo combatida, podemos confirmar esta questão nos
próprios documentos oficiais de ensino – PCNs; DCEs – os quais postulam que o
aluno é um sujeito ativo, que deve participar criticamente da construção de seu
próprio aprendizado. Portanto, as aulas devem estar pautadas na interação e,
desta forma, a TV pen drive, se bem utilizada, atua como um fomento às discussões em sala.
Porém, não é raro escutarmos por aí alguns professores
dizendo que a TV foi um mau investimento, outros afirmam nunca a ter utilizado,
alguns ainda se apoiam na idade, dizendo que não sabem lidar com essas novas
tecnologias...
Ora, um professor interessado, preocupado e que queira
acompanhar o ritmo dos alunos sempre pode aprender, e usar a TV pen drive não
é um bicho de sete cabeças. As novas tecnologias estão chegando no espaço
escolar, ainda que lentamente. E isso é só o começo, pois hoje, o perfil dos
alunos é diferente dos do passado e dificilmente se contentem (e nem devem se
contentar!) apenas em escutar o professor repassando o conteúdo.
Uma escola que queira estar sintonizada com a sociedade
contemporânea e não à margem dela, terá que começar a pensar em tecnologias,
não para substituir o papel do professor, mas para complementar a sua atuação.
Agora fica a questão: Se a TV está nas salas de aula e
pode contribuir para o ensino, então por que não utilizá-la?
A TV pen drive
nas aulas do PIBID-Português
Durante as aulas que ministramos na escola pública, nós,
bolsistas-PIBID, procuramos sempre estabelecer o diálogo com os estudantes,
buscando a troca de conhecimentos e, para isso, muitas vezes, fazemos uso da TV
pen drive. Percebemos que os alunos aprovam a ideia.
Em nossas aulas, com a utilização da TV, já trabalhamos
com análise de músicas, clipes de músicas, imagens diversas, curtas-metragens,
notícias de jornais em vídeo, propaganda em vídeo, fragmentos de filmes, sempre
com um objetivo maior que é despertar
cada vez mais a criticidade dos estudantes.
Um exemplo são os clipes das duas músicas abaixo, que
utilizamos como complemento para discutir questões relacionadas ao projeto temático
que estamos desenvolvendo na escola: Consumismo. Essas músicas trazem em seu conteúdo um alto teor de
crítica e isso foi discutido em sala de aula.
-
Música: Geração Coca-cola de Legião
Urbana:
-
Música: Terceira do Plural de
Engenheiros do Hawaii
O interessante é que quando pensamos em TV logo nos vem
em mente a ideia de alienação e, de fato, se os alunos não têm um olhar
crítico, a televisão é um dos instrumentos mais alienantes que existe. Porém, na
escola, ela exerce um papel totalmente contrário a este, visto que, se o
professor planejar o que irá apresentar na TV pen drive, ela servirá
como um despertar crítico para diversas discussões.
Clic! Se ligue
nesta ideia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário