sexta-feira, 7 de junho de 2013

Redes Sociais na sala de aula



Por Ana Camila dos Passo

       O século XXI é marcado pelo uso de tecnologias, em especial a internet, então por que não usar isso a favor do docente?

     As redes sociais, além de prenderem a atenção dos alunos, tornam a aula divertida e possibilitam o trabalho com a cultura, a literatura e a linguística, sem que o professor precise expor os estudantes a aulas expositivas e exercícios cansativos.

     Por meio dessa temática, nas aulas do PIBID buscamos levar a conexão com as redes sociais para a sala de aula, evidenciando o que há de valioso e construtivo ou inconveniente e desfavorável nas redes sociais da internet. Além disso, são exploradas ferramentas multimídia e, por meio de discussões, o desenvolvimento oral da argumentação do aluno.

Assim, com estas atividades conquista-se gradualmente o envolvimento coletivo que passa a adquirir conhecimento sobre a magnitude que o tema envolve, possibilitando aos alunos desenvolver aptidão para discernir o que é útil ou desfavorável, além de terem passado por uma prevenção acerca de temas como plágio, bullying, agressões de várias naturezas e violência sexual.

Esta temática foi aplicada em duas salas, de diferentes séries, do ensino médio. Obtivemos resultados satisfatórios. Em geral, os alunos participaram mais das aulas, principalmente dos debates e discussões. Nas produções escritas a criticidade ficou explícita, assim como o interesse pelo tema.

          







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário