Por Ana Camila dos Passo
O século XXI é marcado
pelo uso de tecnologias, em especial a internet, então por que não usar isso a favor
do docente?
As redes sociais, além de prenderem a atenção
dos alunos, tornam a aula divertida e possibilitam o trabalho com a cultura, a literatura e a linguística, sem que o professor precise expor os estudantes a
aulas expositivas e exercícios cansativos.
Por
meio dessa temática, nas aulas do PIBID buscamos levar a conexão com as redes sociais para a sala
de aula, evidenciando o que há de valioso e construtivo ou inconveniente e
desfavorável nas redes sociais da internet. Além disso, são exploradas
ferramentas multimídia e, por meio de discussões, o desenvolvimento oral da
argumentação do aluno.
Assim, com estas atividades conquista-se gradualmente o
envolvimento coletivo que passa a adquirir conhecimento sobre a magnitude que o
tema envolve, possibilitando aos alunos desenvolver aptidão para discernir o que
é útil ou desfavorável, além de terem passado por uma prevenção acerca de temas
como plágio, bullying, agressões de várias naturezas e violência sexual.
Esta temática foi aplicada em duas salas, de diferentes
séries, do ensino médio. Obtivemos resultados satisfatórios. Em geral, os
alunos participaram mais das aulas, principalmente dos debates e discussões.
Nas produções escritas a criticidade ficou explícita, assim como o interesse
pelo tema.
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