Após trabalharmos durante algumas aulas com o projeto
temático consumismo com o 2º ano do
Ensino Médio, foi possível aprendermos juntamente com os alunos um pouco mais
sobre o tema, bem como fazer uma reflexão quanto à nossa própria vida, percebendo o quanto somos consumistas. Ao conversar com os estudantes acerca da temática proposta, nós
professores também aprendemos, pois as aulas permitiram que enxergássemos que
não necessitamos de tanto para sobreviver e que muitas coisas consumidas são supérfluas.
Estamos vivendo em uma sociedade altamente consumista,
muitas pessoas tornam-se escravas desse consumismo exacerbado. Na verdade, as
necessidades são criadas pelos meios de comunicação que, por sua vez,
introduzem na cabeça das pessoas o pensamento de que elas necessitam de algo que
antes talvez nem conheciam. Assim, a par dessa sociedade consumista está a
mídia que, através de seus recursos bem utilizados, induz as pessoas a
comprarem determinado produto, utilizando-se de recursos como a propaganda que,
através de imagens e slogans muito bem elaborados, consegue convencer as
pessoas a consumirem. Ou seja, os meios de comunicação têm a capacidade de criar a
necessidade nas pessoas de comprarem os produtos por eles oferecidos.
Em uma das últimas aulas do PIBID-Português, em que trabalhamos com a
temática consumismo, foi proposto aos alunos que desconstruíssem
uma propaganda, utilizando a mesma para produzir uma ideia contrária à propaganda
anterior, alterando seu conteúdo e o foco de atingir determinado público. A
proposta era para que os alunos apontassem com um olhar mais crítico o que estava
por trás da ideologia que determinada propaganda transmitia. Após realizarem a
produção, os alunos apresentaram as novas propagandas, pois agora eram
eles quem deveriam 'vender seu peixe'. Os trabalhos ficaram ótimos! Acredito
que os alunos alcançaram o objetivo proposto.
Assim, por meio de 'projetos temáticos' trabalhamos os vários gêneros
discursivos e também as modalidades de oralidade, leitura, escrita e reescrita. Na última
atividade que realizamos em sala, por exemplo, trabalhamos com a modalidade oral, na
qual os alunos apresentaram as novas propagandas que foram por eles produzidas.
Nós, professoras, discutimos e explicamos a importância da oralidade e também a
necessidade de adequar nossa fala aos diferentes momentos vivenciados, ou
seja, o discurso deve ser adequado às circunstâncias.
Com o projeto já concluído, resta a sensação de dever
cumprido e o ânimo para que novos projetos sejam elaborados e aplicados com êxito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário