sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ao ensinar também aprendemos

Por Elizandra Feld


Após trabalharmos durante algumas aulas com o projeto temático consumismo com o 2º ano do Ensino Médio, foi possível aprendermos juntamente com os alunos um pouco mais sobre o tema, bem como fazer uma reflexão quanto à nossa própria vida, percebendo o quanto somos consumistas. Ao conversar com os estudantes acerca da temática proposta, nós professores também aprendemos, pois as aulas permitiram que enxergássemos que não necessitamos de tanto para sobreviver e que muitas coisas consumidas são supérfluas.
Estamos vivendo em uma sociedade altamente consumista, muitas pessoas tornam-se escravas desse consumismo exacerbado. Na verdade, as necessidades são criadas pelos meios de comunicação que, por sua vez, introduzem na cabeça das pessoas o pensamento de que elas necessitam de algo que antes talvez nem conheciam. Assim, a par dessa sociedade consumista está a mídia que, através de seus recursos bem utilizados, induz as pessoas a comprarem determinado produto, utilizando-se de recursos como a propaganda que, através de imagens e slogans muito bem elaborados, consegue convencer as pessoas a consumirem. Ou seja, os meios de comunicação têm a capacidade de criar a necessidade nas pessoas de comprarem os produtos por eles oferecidos.
Em uma das últimas aulas do PIBID-Português, em que trabalhamos com a temática consumismo, foi proposto aos alunos que  desconstruíssem uma propaganda, utilizando a mesma para produzir uma ideia contrária à propaganda anterior, alterando seu conteúdo e o foco de atingir determinado público. A proposta era para que os alunos apontassem com um olhar mais crítico o que estava por trás da ideologia que determinada propaganda transmitia. Após realizarem a produção, os alunos apresentaram as novas propagandas, pois agora eram eles quem deveriam 'vender seu peixe'. Os trabalhos ficaram ótimos! Acredito que os alunos alcançaram o objetivo proposto.
Assim, por meio de 'projetos temáticos' trabalhamos os vários gêneros discursivos e também as modalidades de oralidade, leitura, escrita e reescrita. Na última atividade que realizamos em sala, por exemplo, trabalhamos com a modalidade oral, na qual os alunos apresentaram as novas propagandas que foram por eles produzidas. Nós, professoras, discutimos e explicamos a importância da oralidade e também a necessidade de adequar nossa fala aos diferentes momentos vivenciados, ou seja, o discurso deve ser adequado às circunstâncias.
Com o projeto já concluído, resta a sensação de dever cumprido e o ânimo para que novos projetos sejam elaborados e aplicados com êxito.

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