sexta-feira, 5 de julho de 2013

IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER A TURMA

Por Rosana Taís Rossa

No espaço escolar muito se fala em planejamento, conteúdo programático e metodologias de ensino para se trabalhar a língua portuguesa na sala de aula. Porém, pouco se questiona sobre quais táticas os professores usam para abordar o conteúdo proposto e como o fazem.

É fato que muitos profissionais da educação dispõem de pouco tempo para preparar aulas, visto que, principalmente no ensino público, muitos professores “transitam” por diversas turmas, com alunos de diversas faixas etárias e que, por isso, têm inúmeras atividades para avaliar, muito conteúdo para explanar e pouquíssimo tempo para organizar isso tudo.

Uma das melhores formas para se aproximar dos alunos e oferecer apoio em momentos de dificuldade é conhecer a turma. Assim, caminhar junto com a turma, perceber e elogiar seu avanço, além de acompanhar o aprendizado de todos são formas interessantes para se iniciar uma boa relação entre discente e docente.

Essas formas de interação com os alunos têm sido empregadas nas aulas do PIBID e têm surtido resultados positivos, como comprovam relatos dos próprios alunos, que ressaltam a importância e os reflexos positivos em sua formação.

É fundamental também preparar aulas dinâmicas e divertidas, que fujam do protocolo e envolvam os alunos, permitindo que eles dialoguem e exponham suas opiniões.
Nas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa (PARANÁ, 2008, p. 55), por exemplo, dá-se ênfase à relevância em se trabalhar a oralidade dos alunos, de forma a explorar as variações linguísticas e a aceitação do próprio dialeto.

Referência:
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Língua Portuguesa, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário