sábado, 31 de agosto de 2013

Uso do livro didático nas aulas de Língua Portuguesa

Por Flávia Vieira

O livro didático é bastante utilizado nas aulas, sobretudo nas de Língua Portuguesa. É um importante instrumento de trabalho e deve servir de apoio às aulas, porém o que geralmente acontece é essa ferramenta ser a única utilizada, talvez pela sobrecarga de horário do docente, por falta de motivação ou por simples acomodação por parte do professor.
A maioria dos livros didáticos não contém informações acerca das variedades linguísticas, dos tipos de gêneros textuais, da reflexão sobre os usos atuais da língua, da história da língua, entre outros.
Portanto, se o professor basear-se apenas no livro didático, as aulas se tornarão muito pobres em conteúdo e o aluno será prejudicado.
Existem outras fontes que podem servir de apoio para a preparação das aulas, uma delas é a internet, na qual o professor encontra bons materiais para utilizar nas aulas, inclusive textos para complementar o assunto trabalhado. Por exemplo, se o assunto a ser trabalhado for estrangeirismo, o professor pode utilizar o livro, porém não exclusivamente, pois existem inúmeros textos e diversos gêneros para serem explorados acerca desse assunto para complementar as aulas e torná-las mais interessantes e eficientes.
Nas atividades propostas pela equipe do PIBID/Português a inovação está sempre presente, o que faz com que as aulas sejam muito agradáveis e produtivas. Dessa forma, os alunos participam e sentem-se mais estimulados a produzir. Além de participarem bastante, os alunos sentem-se à vontade para expor suas ideias e opiniões a respeito do tema estudado, pois estão frente a outros materiais que não se resumem apenas ao livro didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário