sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Reflexões sobre o PIBID

Por Laise de Paula


Quando as pessoas buscam saber o que é o PIBID e o que ele significa dentro da Universidade, percebem  o  quanto  é importante a  existência  da  iniciação  à  docência  quando ainda  se  está na graduação,  mas  visualizando  mais  a  fundo,  a  qualidade  desse projeto  é  ainda  muito maior, pois o seu mais intenso trabalho desempenhado pelas pibidianas é, principalmente, fora da Universidade:  acontece  nas escolas parceiras, dentro das salas de aula do Ensino Básico.

O PIBID contribui de maneira decisiva para a construção de nossos saberes, pois temos, já no início, a nítida visão do que é realmente este trabalho, como se constrói o processo de preparação das aulas, o diálogo entre os pares, com os professores e alunos envolvidos no projeto.

Todas os assuntos abordados nas reuniões presenciais fazem com que partilhemos as experiências vividas em diversas turmas, também  nos fornecem subsídios teóricos e práticos para enfrentarmos os desafios da atuação em sala de aula.

Os alunos que vivenciam este trabalho nas escolas  percebem que há  um  novo ritmo nas aulas, pois são oportunizadas situações de leituras e debates de diversos  gêneros  discursivos, por exemplo, sem contar outras atividades de produção e reescrita de textos que sempre fazem parte da tônica adotada pelo PIBID-português.

Nota­-se, portanto, a importância de buscar experiências práticas enquanto ainda se está na Universidade, pois isso se constitui em uma preparação fundamental para quando  sairmos  dela. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário