sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A disciplina de Língua Portuguesa

Por: Mônica Cibeli Strona

        Qual a importância de se estudar a disciplina de Língua Portuguesa na grade curricular, desde o primeiro ano do ensino básico até o ultimo ano de ensino médio? Como os futuros professores dessa área poderão responder aos questionamentos de seus alunos e posteriormente desmistificar os mitos que rondam o português?

        Normalmente, há questionamentos por parte dos alunos a respeito do porquê de se estudar a língua portuguesa, muitos argumentam que já sabem falar o português. Este é o ponto critico do assunto: saber falar não significa que o aluno sabe ler, escrever e interpretar a nossa língua, e mais que isso, saber a norma culta é condição básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo.

        Aprender a língua portuguesa é ter base para todas as outras disciplinas, afinal como seria o aprendizado de outras disciplinas sem o domínio, por exemplo, da leitura e da escrita? De modo geral, nada haveria se não houvesse a disciplina de Língua Portuguesa, pois ela é a base para todas as outras.

        Oferecer uma aula de português agradável é tarefa do professor. Cabe a ele propor novos métodos e não permitir que o aluno crie aversão às aulas desta disciplina, pois se o português é a base para tudo, se a criança não consegue aprender de forma adequada desde seu inicio, futuramente poderá haver consequências não agradáveis. Não que o professor de português seja o único responsável pela aprendizagem de um aluno, mas ele é papel central para sua formação.

        Como nos ensina Bagno, em seu livro “Preconceito Linguístico”, temos dentro de nós muito muitos, relacionando o português a uma matéria muito difícil, por exemplo. Cabe a nós, futuros docentes, entre outras coisas, mostrar aos alunos a inerente variabilidade da língua e desmistificar os muitos mitos a ela relacionados. É isto que procuramos fazer na prática em todas as aulas do PIBID-Português.


Fontes:

BAGNO, Marcos, livro “Preconceito Lingüístico”, http://files.comunidades.net/ramalde/marcosbagno
preconceitolinguistico100619193317phpapp01.pdf. Acesso em 23/07/2014.

Educar para crescer, os motivos de se aprender o português: http://educarparacrescer.abril.com.br/ aprendizagem/9-motivos-estudar-portugues-641098.shtml. Acesso em 23/07/2014.  


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