sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O ensinar e o aprender

 Por Reguina Kovalczyk Drewnowski

O ensinar e o aprender caminham juntos. Mais do que ensinar conteúdos, ao  professor compete mostrar e abrir caminhos para que o aluno possa usufruir das inúmeras informações que o cercam. 
Ser professor é um trabalho repleto de desafios, não é tarefa fácil, pois é um processo de interação em que os alunos já têm o seu conhecimento prévio, fruto das vivências de cada um, que faz parte do processo interno. Segundo Paulo Freire (1993, p. 19),  o educador procura diminuir a distância entre o discurso e a prática, ele “vive uma difícil, mas possível e prazerosa experiência de falar aos educandos e com eles”. Esta experiência e convivência deve ser aproveitada pelo professor para construir conhecimentos dos alunos, mas sempre respeitando o tempo de cada um, pois cada aluno tem um jeito de apreender, de se expressar, de produzir textos, uns são mais rápidos, outros têm mais dificuldade. É preciso apresentar aulas prazerosas e contagiantes, mostrando o caminho para que cada educando desenvolva as suas capacidades.
O desejo e a vontade do professor de ensinar atuam como diferenciais no processo de ensino-aprendizagem, e o aluno percebe essas características assim que o professor coloca os pés em sala de aula. Da experiência que temos no PIBID-português, nota-se que os alunos sabem apreciar uma aula que "foge ao livro didático", por exemplo, e notam quando o professor está desanimado ou irritado, assim como se transformam quando o professor entra empolgado e com atividades que despertam o interesse da turma. 
Neste processo, o professor deve ser sensível,  instigar, preservar a autonomia e a liberdade do aluno, o que é o diferencial no processo do ensino e aprendizagem, sempre proporcionando aos alunos a alegria das descobertas e a autoria do próprio conhecimento, o que traz as garantias para o verdadeiro aprendizado de qualquer sujeito.

Referência
FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário