sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Encontro do PIBID-Português no II Simpósio de Estudos em Letras e III Interlinguagens

Por: Jeniffer Javorski Cabral

No dia 2 de setembro de 2014 realizamos uma atividade de abertura do II SEL – Simpósio de Estudos em Letras e III Interlinguagens. No período da manhã, efetuamos apresentações das experiências do PIBID-Português/Irati, em forma de comunicação oral e discussão das apresentações. 
Todos os integrantes do subprojeto (alunas da graduação, supervisoras e coordenadora) apresentaram suas experiências e projetos desenvolvidos nas escolas parceiras do PIBID. Abaixo segue uma foto de um dos momentos do encontro, com a equipe toda reunida. 








As comunicações foram bastante proveitosas, pois discutiu-se uma série de questões que envolvem o dia a dia do PIBID, tanto na universidade quanto nas escolas parceiras.

O primeiro trabalho apresentado versou sobre “A sala de aula como espaço para reflexão, discussão e incentivo à criticidade” e uma amostra dessa apresentação pode ser conferida na imagem abaixo.




Em seguida, as “Estratégias de pré-leitura” e a importância do trabalho com leitura de diversos gêneros textuais na escola foi a tônica da apresentação, conforme abaixo.




O trabalho seguinte discutiu sobre esta temática: “Estudo da referenciação anafórica nas aulas do PIBID- PORTUGUÊS: uma análise de dois textos do gênero conto”.






Em seguida foi apresentada a comunicação intitulada:  “O trabalho com as perguntas de leitura no Ensino Médio” e discutiu-se a questão de que há diferentes categorias de perguntas para serem elaboradas ao se trabalhar um determinado texto, como por  exemplo as perguntas interpretativas, textuais e inferenciais.




A importância de trabalhar com o aluno questões sociais e críticas também foi foco de discussão no trabalho: “Gênero textual artigo de opinião e o tema civilidade.





As “Frases de protesto em sala de aula” também foram discutidas, assim como a problemática das pichações na escola e fora dela.  






Ainda no período da manhã houve relatos de experiências das supervisoras e da coordenadora do subprojeto. Ressaltou-se a importância do trabalho em parceria para que os objetivos possam ser alcançados, tanto no planejamento das atividades na universidade como na operacionalização das atividades nas escolas. 


No período da tarde, assistimos ao filme “Entre os muros da escola” (Entre les murs, de Laurent Cantet, 2008, 128 minutos), filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e que apresenta uma realidade escolar desafiadora, além de discutir a fundo a relação professor/aluno; aluno/professor. Seguiu-se um debate do filme assistido e foram feitas associações possíveis à realidade escolar de abrangência do PIBID-português.

Fechamos o encontro com uma confraternização festiva para comemorar o êxito nas atividades desenvolvidas no subprojeto ao longo do ano e no evento.





Um comentário:

  1. Muito legal, com certeza será mais uma experiência inesquecível, que o PIBID nos propiciou.

    ResponderExcluir