sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Texto e contexto

Por Franciane Lava

Grande parte dos professores de língua portuguesa, atualmente, estão procurando priorizar o texto em suas aulas, apresentando textos interessantes e bastante sugestivos para se trabalhar temas diversos. Mas será que estes textos trabalhados levam em conta o contexto dos alunos para que a produção de sentido seja significativa?

Ao entrar em uma interação, cada um dos parceiros já traz consigo sua bagagem cognitiva, que já é, por si mesma, um contexto. A cada momento da interação, esse contexto é alterado, ampliado e os parceiros se veem obrigados a ajustar-se aos novos contextos que se vão originando sucessivamente. (KOCH, 2008, p. 61). 

Para isso, o professor necessita prestar atenção em suas turmas e trabalhar determinados níveis de textos de acordo com as necessidades dos alunos. De acordo com as DCEs (PARANÁ, 2008,  p. 29), o processo de ensino fundamenta-se em uma cognição situada, ou seja, as ideias prévias dos estudantes e dos professores, advindas do contexto de suas experiências e de seus valores culturais, devem ser reestruturadas e sistematizadas a partir das ideias ou dos conceitos que estruturam as disciplinas de referência. 

Assim, se no livro literário indicado há uma linguagem rebuscada, por exemplo, e o aluno ainda não possui uma bagagem leitora, para ele naquele momento a leitura não vai ser significativa. Entretanto, se o professor reestruturar sua metodologia e trabalhar outros textos, preparando seus alunos para posteriormente ler o texto literário, essa leitura será apresentada e encarada de outra maneira.

Para sistematizar, se vou, por exemplo, trabalhar com meus alunos o gênero discursivo 'conto' e a temática 'terror' e os alunos não estão acostumados com textos literários, posso elaborar uma aula com ‘Lendas Urbanas’, que são textos mais acessíveis, exploro bem a temática, depois realizo um trabalho de leitura e interpretação com meus alunos, assim eu trabalho e organizo a leitura do meu aluno, contextualizando primeiro o livro no contexto escolar. Dessa forma, priorizo o trabalho com o texto e, principalmente, a formação de leitores.

Referências
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba: SEED/DEB, 2008.

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