sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

MODERNIDADE E SÉCULO XIX: ROLA?

Por: Rosana Taís Rossa

Em 2014, mantendo o sistema do PIBID português de atuação em duplas, fomos para a sala de aula a fim de desenvolvermos nosso trabalho. O gênero discursivo escolhido foi o conto e, para explorá-lo, selecionamos “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, obra escrita no século XIX. 


A princípio, fizemos a aplicação de sondagem, perguntando aos alunos quanto aos seus conhecimentos sobre "conto" e "suspense" e iniciamos a sequência didática. O primeiro passo no estudo do texto foi sua leitura compartilhada. Numeramos os parágrafos e fizemos um sorteio entre os alunos, sendo que os interessados em participar da leitura receberam um número correspondente ao parágrafo e o leram.

Nas aulas posteriores, fizemos diversos questionamentos aos alunos acerca do comportamento do protagonista do conto, cenário imaginado por eles, fisionomias das personagens e as maneiras como as ações aconteceram. Em uma das aulas, levamos os alunos até a sala de vídeo e mostramos uma animação do conto “O gato preto” para eles. A partir dela, levantamos diversas discussões acerca do imaginário do leitor versus o imaginário do criador da adaptação.

Com base nisso, os alunos começaram a citar obras literárias que foram adaptadas para a televisão e que não foram fiéis à imaginação deles, como Crepúsculo, Harry Potter, O Senhor dos anéis, O Hobbit e A culpa é das estrelas. Esse diálogo nos mostrou que a leitura ainda tem o poder de tirá-los de onde estão e levá-los para outro mundo.



Por intermédio dessa atividade, pudemos perceber ainda o quanto é importante que o professor busque inovação, elementos diferentes para compor sua aula, a fim de resgatar o interesse dos alunos pela leitura, pois embora diga-se que os jovens e adolescentes leem, sabemos que sem um auxílio para explorar essa leitura muita coisa se perde. Portanto, é de grande relevância o trabalho com diversas adaptações dos textos estudados em sala.

Recentemente, a página de entretenimento e divulgação científica no facebook “Literatortura” publicou uma matéria em que foram anexados links de animações de oito contos de Edgar Allan Poe, facilitando o trabalho de garimpo que os professores realizam sempre que vão preparar uma aula especial. Essas animações são pertinentes porque, no geral, são curtas e pode-se abordar diversos aspectos que as circundam.

É importante destacar que qualquer esforço para tirar as aulas de Língua Portuguesa da monotonia é válido, desde que o professor esteja certo do trabalho que irá realizar. Por isso, uma ótima ideia para trazer os alunos para a aula e para o texto é explorar elementos visuais, como vídeos e imagens. Atividades como a proposta aqui despertam o interesse e a curiosidade de seus alunos.

Fica a dica!

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