Em
2014, mantendo o sistema do PIBID português de atuação em duplas, fomos para
a sala de aula a fim de desenvolvermos nosso trabalho. O gênero
discursivo escolhido foi o conto e, para explorá-lo, selecionamos “O
gato preto”, de Edgar Allan Poe, obra escrita no século XIX.
A
princípio, fizemos a aplicação de sondagem, perguntando aos alunos
quanto aos seus conhecimentos sobre "conto" e "suspense" e iniciamos a
sequência didática. O primeiro passo no estudo do texto foi sua
leitura compartilhada. Numeramos os parágrafos e fizemos um sorteio
entre os alunos, sendo que os interessados em participar da leitura
receberam um número correspondente ao parágrafo e o leram.
Nas
aulas posteriores, fizemos diversos questionamentos aos alunos acerca
do comportamento do protagonista do conto, cenário imaginado por
eles, fisionomias das personagens e as maneiras como as ações
aconteceram. Em uma das aulas, levamos os alunos até a sala de vídeo
e mostramos uma animação do conto “O gato preto” para eles. A
partir dela, levantamos diversas discussões acerca do imaginário do
leitor versus
o imaginário do criador da adaptação.
Com
base nisso, os alunos começaram a citar obras literárias que foram
adaptadas para a televisão e que não foram fiéis à imaginação
deles, como Crepúsculo,
Harry Potter,
O Senhor dos
anéis, O Hobbit e A
culpa é das
estrelas.
Esse diálogo nos mostrou que a leitura ainda tem o poder de tirá-los
de onde estão e levá-los para outro mundo.
Por intermédio dessa atividade, pudemos perceber ainda o quanto é importante que o
professor busque inovação, elementos diferentes para compor sua
aula, a fim de resgatar o interesse dos alunos pela leitura, pois
embora diga-se que os jovens e adolescentes leem, sabemos que sem um
auxílio para explorar essa leitura muita coisa se perde. Portanto, é
de grande relevância o trabalho com diversas adaptações dos textos
estudados em sala.
Recentemente,
a página de entretenimento e divulgação científica no facebook
“Literatortura” publicou uma matéria em que foram anexados links
de animações de oito contos de Edgar Allan Poe, facilitando o
trabalho de garimpo que os professores realizam sempre que vão
preparar uma aula especial. Essas animações são pertinentes
porque, no geral, são curtas e pode-se abordar diversos aspectos que
as circundam.
É
importante destacar que qualquer esforço para tirar as aulas de
Língua Portuguesa da monotonia é válido, desde que o professor
esteja certo do trabalho que irá realizar. Por isso, uma ótima
ideia para trazer os alunos para a aula e para o texto é explorar
elementos visuais, como vídeos e imagens. Atividades como a proposta aqui despertam o interesse e a curiosidade de seus alunos.
Fica
a dica!
Link
da matéria do “Literatortura”:
http://literatortura.com/2014/08/sabado-video-especial8-curtas-inspirados-nas-obras-de-edgar-allan-poe/
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