sexta-feira, 17 de julho de 2015

Proposta de leitura tutorial

Por: Monica C. Strona


Para Bortoni-Ricardo, Machado e Castanheira (2010), a leitura tutorial é também compreendida como leitura compartilhada. Nesse tipo de atividade, todas as estratégias de leitura possíveis são acionadas. Portanto, é uma prática que busca a compreensão global do texto e não apenas um exercício em que cada aluno parte do texto escolhido.

Para que ocorra uma boa leitura tutorial, podem-se oferecer aos alunos algumas atividades ou perguntas – antes, durante e após a leitura, de forma a aguçar a criticidade leitora. Logo de início (antes da leitura), pode-se discutir com os alunos qual a finalidade do texto em questão e qual objetivo o professor tem ao sugerir tal leitura. Afinal, dependendo do objetivo, as estratégias a serem trabalhadas serão diferenciadas.

Outro ponto importante é atualizar o conhecimento dos leitores, isto é, buscar informações sobre o assunto e trazer esse conhecimento para a sala de aula, compartilhando com os discentes. Fazer um diagnóstico prévio do assunto, também é bastante relevante. Ademais, os conhecimentos prévios podem determinar uma excelente ou péssima leitura.

Durante a leitura, é indispensável que o professor forneça informações pertinentes para que os alunos consigam compreender o texto, realizando antecipações, levantando e confirmando hipóteses, construindo interpretações.

Pode ocorrer, durante esse segundo processo, uma leitura silenciosa para que haja uma intimidade com o texto, porém depois se deve realizar uma leitura compartilhada para que exista uma exploração completa da leitura. Não se pode esquecer de realizar uma leitura inferencial, pois é necessário deduzir o que não está explícito. Para que o aluno consiga fazer as inferências, o professor deve atuar fortemente como mediador.

Ao término da leitura, o momento é de reflexão e expressão da sua compreensão. Assim sendo, realizar atividades complementares é fundamental. Nesse momento, pode ser organizada uma atividade no molde de questionário ou resumo, aumentando as possibilidades de construção dos sentidos textuais.




O sucesso da Mala




                                                                             Ilustração: Ana dos Anjos.

Respiro ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar "por motivo de força maior". Entro timidamente na sala dos professores e sou encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais à vontade, pergunta: 
- É você que veio substituir a Edith? 
- Sim - respondo num fio de voz. 
- Fala forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos - e morre de rir. 
- Ela nem imagina o que a espera, não é mesmo? - e a equipe toda se diverte com a minha cara. 
Convidada a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem deixar que vejam o que há lá dentro. 
- O que tem aí, professora? 
- Em breve vocês saberão. 
No fim do dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da mesma maneira, e no outro e no noutro... As aulas correm bem e sinto que conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os professores já não me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares curiosos. 
Chego à escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos dias: 
- Afinal, o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu modificar a sala em tão pouco tempo? 
- Podem olhar - respondo, abrindo o fecho. 
- Mas não tem nada aí! - comentam. 
- O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor. 
Todos ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me despeço e saio.

Cybele Meyer


Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/sucesso-mala-634205.shtml. Acesso em 17 de julho de 2015.

Trabalhando o texto através da leitura tutorial
Para iniciar a aula com o texto escolhido, introduzimos aos alunos as perguntas que antecedem a leitura. - O que vocês entendem por mala? Qual seu significado? Para aumentar a curiosidade dos alunos, podemos apresentar algumas informações a respeito do surgimento das bolsas e malas, bem como fotos ou vídeos que as mostrem.        

As bolsas e malas nasceram da necessidade dos antigos carregarem seus objetos indispensáveis as necessidades da época, como moedas, remédios, leques, tabaco, escovas de cabelo, relíquias, livros de oração e pedras preciosas. E também foi na antiguidade que nasceu a crença de que as bolsas femininas guardavam segredos, pois em algumas tribos africanas, acreditava-se que a bolsa da feiticeira continha poderes sobrenaturais que permitiam que ela entrasse em contato com as forças superiores, e nenhum homem era capaz de abri-la, porque temia. (http://www.todavoce.com.br/fa-de-carteirinha/historia-das-bolsas).


Após o levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto, podemos pedir a colaboração dos alunos a respeito do título do texto, ou seja, o que eles acham que poderá acontecer no desenrolar do texto, do que trata a história, etc. Nesse momento, também surge a necessidade de discutir o porquê do trabalho com determinado texto, qual a finalidade da leitura. Logo, podemos dizer que a finalidade em trabalhar com o texto “O sucesso da mala” não é apenas conseguir depreender o que está no corpo do texto; este trabalho consiste em ir além do texto, em enxergar aquilo que é invisível aos olhos, como diria “O Pequeno Príncipe”. A autora do texto nos conduz ao pensamento de que dar aulas não é a pior nem a melhor coisa do mundo, porém, o que se coloca em pauta é o modo de lidar com os alunos, o despertar para a vida sem ter que ser atropelado por ela.

Na sequência, podemos fazer uma leitura silenciosa e, em seguida, a leitura tutorial.
No primeiro parágrafo, podemos instigar os alunos a verificar se o caso é realmente de uma mala ou se há outra possibilidade de sentido para o termo mala. Sugere-se discutir ainda um tom arbitrário na receptividade para com a nova professora. Podemos anotar as impressões dos alunos no quadro e depois, ao término da leitura, fazermos a discussão.

O outro passo bastante importante é o de solicitar aos alunos que encontrem no texto marcas ou frases que demonstrem a visão formada por alguns professores que acabam generalizando os alunos e achando que todos são iguais, que não existe exceções e ou que os alunos não respeitam o professor.

Apesar de tantas informações explícitas, é importante que o aluno também saiba reconhecer o que está implícito no texto, ou seja, as ideias que não se apresentam com tanta clareza, o invisível. Com relação ao texto “O sucesso da mala,” aborda-se um modelo diferente de conquistar os alunos e trazê-los para o contexto escolar. Vale ressaltar que é necessário ler com fulgor o texto para poder realmente compreendê-lo.

Assim, vamos dando continuidade à leitura, realizando perguntas aos alunos, colocando “minhoquinhas” em suas mentes, ativando os conhecimentos prévios, confirmando ou descartando aquilo que escrevemos no quadro negro antes de completarmos a leitura. No final do texto, damos um enfoque maior com relação à essência verdadeira da alma e do trabalho realizado com atitude.

Para encerrar, pedimos aos alunos um breve apanhado do entendimento que se encontra implícito no texto, do invisível, daquilo que nós inferimos juntos durante a leitura, ou seja, da imagem colocada pelos colegas da recém-chegada professora sobre o que seria a sala de aula, e da não existência de uma fórmula mágica.

Referências

BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R.; CASTANHEIRA, S. F. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

Crônica “O sucesso da mala”. Disponível em: revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/sucesso-mala-634205.shtml. Acesso em 17/07/15.

http://www.todavoce.com.br/fa-de-carteirinha/historia-das-bolsas. Acesso em 17/07/15.



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