Chama-se
leitura tutorial a metodologia
que traz o professor como mediador durante o processo de leitura e
compreensão de um texto. A intervenção realizada pelo professor
acontece quando ele promove questionamentos e reflexões antes,
durante e depois da leitura. Portanto, já que temos a participação
de docentes e discentes, temos uma leitura compartilhada.
Devemos
sempre levar em consideração a importância da leitura na formação
dos indivíduos, já que é a partir dela que conhecimentos de todas
as áreas são propagados. E é justamente por todas as áreas do
conhecimento estarem envolvidas no processo de aprendizagem com base
na leitura que os professores de todas as disciplinas devem exercitar
a leitura e compreensão de seus alunos.
Tendo
em vista a atividade de leitura tutorial como uma forma de explorar e
aumentar as capacidades de compreensão e interpretação dos alunos,
entendemos que o primeiro passo deve ser dado antes de a leitura
começar:
-
Ler ou escrever
o nome do texto no quadro e pedir que os alunos sugiram qual é o
assunto tratado a partir do título é uma boa forma de começar a
explorar os elementos textuais;
-
Após as primeiras sugestões serem levantadas,
é importante que o professor vá acionando os conhecimentos prévios
dos alunos, fazendo com que “uma coisa puxe a outra” até que o
tema do texto surja na turma. Como exemplo, podemos citar o conto de
Luís Fernando Veríssimo, “Aprenda a chamar a polícia”. No
primeiro momento, pode-se escrever o título da crônica no quadro e
perguntar aos alunos qual assunto será discutido no texto. Então, o
professor pode começar as perguntas de pré-leitura indagando os
alunos qual é a melhor forma de chamar a polícia. É claro que
surgirão diversas informação confusas e engraçadas, mas se forem
exploradas de forma certeira, possivelmente eles chegarão ao
objetivo. Depois, pode-se perguntar aos alunos se é fácil ter uma
chamada atendida pela polícia, se os policiais se preocupam com
pequenas coisas, se é necessário passar informações erradas para
eles a fim de obter resposta, se existe corrupção na polícia e
ainda qual é o objetivo deles ao atender a um grande crime.
O
professor sempre deve estar atento ao rumo que as discussões estão
tomando, visto que alguns alunos se aproveitam desses diálogos para
iniciarem conversas paralelas. Quando o docente perceber que o
objetivo da atividade está sendo deixado de lado, ele deve partir
para a próxima etapa, sem ficar batendo muito na mesma tecla para
não saturar a turma.
Esse é um bom momento para "aquietar" os alunos
e começar a leitura do texto escolhido:
-
Depois que esgotarem os questionamentos,
o professor pode entregar o texto para a turma e iniciar a leitura.
Uma boa dica para a leitura compartilhada, considerando que alguns
alunos não gostam de ler, é realizar um sorteio entre aqueles
interessados em participar. Depois que todos os parágrafos forem
distribuídos, eles podem começar a ler.
-
Nesse momento, o professor
pode ainda destacar aos alunos a necessidade de se respeitar o
colega, pedindo que a turma fique em silêncio e escute apenas aquele
que está lendo, pois sua voz é a única que deve ser ouvida na sala
durante esse processo em que muitos conhecimentos estão sendo
transmitidos.
-
É imprescindível também que durante a leitura
do texto o docente sempre explique o significado das palavras que ele
julga desconhecidas para os alunos, pois assim facilita a compreensão
da turma.
Após
a leitura do texto ser concluída, o professor tem liberdade para
propor diversas atividades aos alunos, desde questões de
interpretação, até resumos, resenhas e ilustrações:
-
Encerrada a leitura do texto,
o professor pode perguntar se alguém tem dúvidas sobre palavras
estranhas ou algum ponto que não ficou muito claro. É pertinente
também que ele colha as impressões da turma, se gostou ou não do
texto, se achou interessante ou irrelevante.
-
Seguidamente,
o docente pode lançar a questão sobre o tema do texto. Este condiz
com as sugestões dadas por eles antes da leitura do texto? As
interpelações feitas antes da leitura devem ser retomadas neste
momento.
-
Outras inquisições podem ser feitas
sobre o assunto do texto, personagens, polifonia, ideias destacadas,
pontos confusos, posicionamento do autor.
-
Pode-se também solicitar
que os alunos produzam um resumo ou uma resenha, desde que lhes seja
previamente explicado o que são esses gêneros e qual é a sua
finalidade. É conveniente que o docente explique aos alunos quais as
diferenças entre resenha e resumo e deixe bem claro a qual das duas
ele está solicitando.
-
Por fim, os alunos podem tanto responder
como formular questões sobre o texto lido, visto que ao produzirem
as questões eles exercitam a memória e a habilidade de construir
sínteses.
Salientamos
que é fundamental que o professor esteja previamente preparado para
a aula, com as questões formuladas e pronto para solicitar as
atividades programadas, para que assim não haja desperdício de
tempo.
O
poema Cidadezinha qualquer, de Carlos Drummond de Andrade pode ser
trabalhado em sala de aula considerando a leitura tutorial.
Cidadezinha
Qualquer
Casas
entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um
homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar…
as janelas olham.
Eta
vida besta, meu Deus.
Disponível
em:
http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/cidadezinha-qualquer-drummond/#.VQbMPdLF-6I. Acesso
em 24 de julho de 2015.
Sugestões
de perguntas e discussões a serem levantadas juntamente com a turma:
Antes
da leitura
-
Escrever o nome do poema no quadro.
-
Perguntar o que o título nos transmite.
-
Será que o texto falará sobre alguma cidade específica?
-
Vocês já conhecem esse texto?
-
Vocês conseguem identificar qual é esse gênero discursivo?
-
E sobre o autor, Carlos Drummond de Andrade, vocês já ouviram
falar? Conhecem outras obras dele?
Primeiro
os alunos devem fazer a leitura silenciosa do poema. Depois o
professor realiza a leitura tutorial.
Durante
a leitura
-
Por que o poema nos traz a construção “Casas entre bananeiras”
e não “Bananeiras entre casas”? Será que ele está nos
insinuando que existem mais bananeiras do que casas?
-
Quando o autor nos fala “Mulheres entre laranjeiras”, ao que ele
pode estar se referindo? Qual é função das mulheres que não
trabalham fora?
-
Que ambiente está sendo representado nesse poema: cidade ou
interior?
-
No terceiro verso do poema “Pomar amor cantar”, observamos que
não há pontuação entre as palavras. O que essa construção
denota? Ele pode estar representado a vida corriqueira, sempre
metódica, vivida em alguma cidade do interior? Vocês acham que esse
verso remete mais a um personagem masculino ou feminino? Por quê?
-
Na segunda estrofe, vemos a repetição de uma estrutura (Um ... vai
devagar). Qual o motivo para o autor repetir três vezes essa
sequência, mudando apenas o substantivo? Será que ele quer mostrar
a tranquilidade da vida cotidiana no campo e sua mesmice constante?
-
Como podemos interpretar o verso “Devagar... as janelas olham”?
As janelas têm olhos, ou são as pessoas que estão espiando através
delas? O que as pessoas procuram quando se debruçam nas janelas?
-
O último verso, “Eta vida besta, meu Deus”, resume a realidade
destacada em todo o poema? O que ele significa? A vida levada pelos
habitantes dessa cidadezinha qualquer realmente é inútil e sem
graça, sem sentido ou finalidade?
Após
a leitura
-
O título do poema teve o mesmo sentido sugerido por você antes da
leitura do poema?
-
“Cidadezinha qualquer” valoriza o poema ou traz uma imagem de
desdém ao local descrito?
-
Após a leitura do texto, como você passou a ver a vida no interior?
Será que as realidades são iguais às relatas no poema?
-
Por que o poema não traz nomes de personagens?
-
Quais são as principais características do poema?
-
Fazer uma breve contextualização sobre o autor e suas principais
obras.
Referências
BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R.; CASTANHEIRA, S. F. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.
Poema Cidadezinha qualquer. Disponível em: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/
cidadezinha-qualquer-drummond/#.VQbMPdLF-6. Acesso em: 24 de julho de 2015.
Muito interessante suas considerações a respeito da leitura!!!
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