sexta-feira, 24 de julho de 2015

Leitura tutorial do poema “Cidadezinha qualquer”

Por: Rosana Taís Rossa

Chama-se leitura tutorial a metodologia que traz o professor como mediador durante o processo de leitura e compreensão de um texto. A intervenção realizada pelo professor acontece quando ele promove questionamentos e reflexões antes, durante e depois da leitura. Portanto, já que temos a participação de docentes e discentes, temos uma leitura compartilhada.

Devemos sempre levar em consideração a importância da leitura na formação dos indivíduos, já que é a partir dela que conhecimentos de todas as áreas são propagados. E é justamente por todas as áreas do conhecimento estarem envolvidas no processo de aprendizagem com base na leitura que os professores de todas as disciplinas devem exercitar a leitura e compreensão de seus alunos.

Tendo em vista a atividade de leitura tutorial como uma forma de explorar e aumentar as capacidades de compreensão e interpretação dos alunos, entendemos que o primeiro passo deve ser dado antes de a leitura começar:

- Ler ou escrever o nome do texto no quadro e pedir que os alunos sugiram qual é o assunto tratado a partir do título é uma boa forma de começar a explorar os elementos textuais;

- Após as primeiras sugestões serem levantadas, é importante que o professor vá acionando os conhecimentos prévios dos alunos, fazendo com que “uma coisa puxe a outra” até que o tema do texto surja na turma. Como exemplo, podemos citar o conto de Luís Fernando Veríssimo, “Aprenda a chamar a polícia”. No primeiro momento, pode-se escrever o título da crônica no quadro e perguntar aos alunos qual assunto será discutido no texto. Então, o professor pode começar as perguntas de pré-leitura indagando os alunos qual é a melhor forma de chamar a polícia. É claro que surgirão diversas informação confusas e engraçadas, mas se forem exploradas de forma certeira, possivelmente eles chegarão ao objetivo. Depois, pode-se perguntar aos alunos se é fácil ter uma chamada atendida pela polícia, se os policiais se preocupam com pequenas coisas, se é necessário passar informações erradas para eles a fim de obter resposta, se existe corrupção na polícia e ainda qual é o objetivo deles ao atender a um grande crime.
O professor sempre deve estar atento ao rumo que as discussões estão tomando, visto que alguns alunos se aproveitam desses diálogos para iniciarem conversas paralelas. Quando o docente perceber que o objetivo da atividade está sendo deixado de lado, ele deve partir para a próxima etapa, sem ficar batendo muito na mesma tecla para não saturar a turma.

Esse é um bom momento para "aquietar" os alunos e começar a leitura do texto escolhido:
- Depois que esgotarem os questionamentos, o professor pode entregar o texto para a turma e iniciar a leitura. Uma boa dica para a leitura compartilhada, considerando que alguns alunos não gostam de ler, é realizar um sorteio entre aqueles interessados em participar. Depois que todos os parágrafos forem distribuídos, eles podem começar a ler.
- Nesse momento, o professor pode ainda destacar aos alunos a necessidade de se respeitar o colega, pedindo que a turma fique em silêncio e escute apenas aquele que está lendo, pois sua voz é a única que deve ser ouvida na sala durante esse processo em que muitos conhecimentos estão sendo transmitidos.
- É imprescindível também que durante a leitura do texto o docente sempre explique o significado das palavras que ele julga desconhecidas para os alunos, pois assim facilita a compreensão da turma.
Após a leitura do texto ser concluída, o professor tem liberdade para propor diversas atividades aos alunos, desde questões de interpretação, até resumos, resenhas e ilustrações:
- Encerrada a leitura do texto, o professor pode perguntar se alguém tem dúvidas sobre palavras estranhas ou algum ponto que não ficou muito claro. É pertinente também que ele colha as impressões da turma, se gostou ou não do texto, se achou interessante ou irrelevante.
- Seguidamente, o docente pode lançar a questão sobre o tema do texto. Este condiz com as sugestões dadas por eles antes da leitura do texto? As interpelações feitas antes da leitura devem ser retomadas neste momento.
- Outras inquisições podem ser feitas sobre o assunto do texto, personagens, polifonia, ideias destacadas, pontos confusos, posicionamento do autor.
- Pode-se também solicitar que os alunos produzam um resumo ou uma resenha, desde que lhes seja previamente explicado o que são esses gêneros e qual é a sua finalidade. É conveniente que o docente explique aos alunos quais as diferenças entre resenha e resumo e deixe bem claro a qual das duas ele está solicitando.
- Por fim, os alunos podem tanto responder como formular questões sobre o texto lido, visto que ao produzirem as questões eles exercitam a memória e a habilidade de construir sínteses.
Salientamos que é fundamental que o professor esteja previamente preparado para a aula, com as questões formuladas e pronto para solicitar as atividades programadas, para que assim não haja desperdício de tempo.

O poema Cidadezinha qualquer, de Carlos Drummond de Andrade pode ser trabalhado em sala de aula considerando a leitura tutorial.

Cidadezinha Qualquer

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.

Devagar… as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.


   Disponível em: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/cidadezinha-qualquer-drummond/#.VQbMPdLF-6IAcesso em 24 de julho de 2015.

Sugestões de perguntas e discussões a serem levantadas juntamente com a turma:

Antes da leitura
- Escrever o nome do poema no quadro.
- Perguntar o que o título nos transmite.
- Será que o texto falará sobre alguma cidade específica?
- Vocês já conhecem esse texto?
- Vocês conseguem identificar qual é esse gênero discursivo?
- E sobre o autor, Carlos Drummond de Andrade, vocês já ouviram falar? Conhecem outras obras dele?

Primeiro os alunos devem fazer a leitura silenciosa do poema. Depois o professor realiza a leitura tutorial.

Durante a leitura
- Por que o poema nos traz a construção “Casas entre bananeiras” e não “Bananeiras entre casas”? Será que ele está nos insinuando que existem mais bananeiras do que casas?
- Quando o autor nos fala “Mulheres entre laranjeiras”, ao que ele pode estar se referindo? Qual é função das mulheres que não trabalham fora?
- Que ambiente está sendo representado nesse poema: cidade ou interior?
- No terceiro verso do poema “Pomar amor cantar”, observamos que não há pontuação entre as palavras. O que essa construção denota? Ele pode estar representado a vida corriqueira, sempre metódica, vivida em alguma cidade do interior? Vocês acham que esse verso remete mais a um personagem masculino ou feminino? Por quê?
- Na segunda estrofe, vemos a repetição de uma estrutura (Um ... vai devagar). Qual o motivo para o autor repetir três vezes essa sequência, mudando apenas o substantivo? Será que ele quer mostrar a tranquilidade da vida cotidiana no campo e sua mesmice constante?
- Como podemos interpretar o verso “Devagar... as janelas olham”? As janelas têm olhos, ou são as pessoas que estão espiando através delas? O que as pessoas procuram quando se debruçam nas janelas?
- O último verso, “Eta vida besta, meu Deus”, resume a realidade destacada em todo o poema? O que ele significa? A vida levada pelos habitantes dessa cidadezinha qualquer realmente é inútil e sem graça, sem sentido ou finalidade?

Após a leitura
- O título do poema teve o mesmo sentido sugerido por você antes da leitura do poema?
- “Cidadezinha qualquer” valoriza o poema ou traz uma imagem de desdém ao local descrito?
- Após a leitura do texto, como você passou a ver a vida no interior? Será que as realidades são iguais às relatas no poema?
- Por que o poema não traz nomes de personagens?
- Quais são as principais características do poema?
- Fazer uma breve contextualização sobre o autor e suas principais obras.


Referências
BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R.; CASTANHEIRA, S. F. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

Poema Cidadezinha qualquer. Disponível em:  http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/
cidadezinha-qualquer-drummond/#.VQbMPdLF-6. Acesso em: 24 de julho de 2015.

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