sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Millennials – A geração que está mudando o Mundo

Por Emanuelli Polletti


              Você é daquelas pessoas que está no mundo fazendo a diferença? Revolucionando os hábitos? Buscando a felicidade em tudo o que faz? Ama o seu trabalho? Utiliza a tecnologia como meio de atingir a plenitude? Põe o coração em tudo o que faz? Então você é um Millennials.
            Longe da geração Woodstock, que por sua importância iniciou um movimento que mudaria radicalmente o mundo na década de 60 e nos anos futuros, revoluções como a pílula, a liberdade sexual, transformações no cenário político-econômico, avanços tecnológicos nas comunicações permitiram que novas gerações pudessem avançar e evoluir. Esta nova geração, que inicia o terceiro milênio, tem suas próprias ideologias, filhos e netos da geração Woodstock logo compreenderam que deveriam criar suas próprias revoluções, adaptando-se a um mundo em constante mudança.
            A expressão Millennials foi utilizada por Niel Howe e William Struass, no livro Millennial Rising. A geração Millennials, também conhecida como geração Y, abrange os nascidos entre 1980 e 2000, e se desenvolveu combatendo os maus hábitos da geração Woodstock, na qual grande parte dos comportamentos era de revolta, de busca pela liberdade de expressão, de comportamentos e de identidades próprias.
            A geração Millennials logo descobriu que INFORMAÇÃO e OPORTUNIDADE são palavras de ordem, que modificam, revolucionam, oportunizam a todos o desejoso lugar ao sol a que todos ansiamos. As organizações que possuem como clientes esta faixa etária precisam entender e compreender como vivem, o que aspiram, como veem o mundo das organizações, como se inserem neles e como elas podem tirar proveito disso para aumentar e potencializar suas vendas.
            ESTA GERAÇÃO É:
1.                   Mais saudável, mais esportiva, luta para abandonar certos vícios como tabagismo, mas ainda luta freneticamente contra o álcool, cujos índices são muito altos nesta faixa etária. Viaja mais, gosta de passeios a países que possuem estruturas para caminhadas, escaladas, hotéis fazenda, gosta de animais de estimação, respeita o verde, organiza o lixo, é contra qualquer tipo de matança de animais, defende o meio ambiente, levanta bandeiras da sustentabilidade planetária, se preocupa com a qualidade do ar, discute melhorias alternativas ao combustível fóssil e passa a maior parte do tempo participando de movimentos pela qualidade de vida, por meio das redes sociais.
2.                   Mais estudiosa, compenetrada, é “nerd” e está buscando os estudos como meta de melhorar a vida e não somente seu status profissional de busca de melhores salários. Está mais preocupada em conhecer, saber, do que se capacitar, habilitar. É uma geração de atitudes fortes, marcantes, individuais e ao mesmo tempo de movimentos grupais que identifique seus integrantes.
3.                   Mais vaidosa, cuida do corpo, da saúde, da beleza produzida em academias de ginástica, se veste melhor, liga mais para marcas do que as gerações anteriores, mas procura vestimentas que os identifiquem com movimentos e grupos dos quais participam. Cuida do corpo a ponto de buscar mais e mais cuidados médicos, clínicos e cirúrgico-estéticos. Traduz uma geração que busca melhorar a aparência, a beleza, mas sem perder a essência de seus conteúdos, dos pensamentos, das ideias, das inteligências de seu tempo.
4.                   Mais cuidadosa com os aspectos de transmissões por vias sexuais, está mais ajuizada, utiliza a camisinha, vai a médicos com frequência. Está mais sujeita a relacionamentos mais curtos, porém mais intensos. Não abre mão facilmente de suas ideias, ideologias e modo livre de viver a vida.
5.                   Mais trabalhadora, não veste camisa das empresas, se desfaz facilmente de seus empregos em busca do que realmente gosta de fazer. Busca colocar o coração no tipo de trabalho que gostaria de desenvolver e, enquanto não encontra, busca freneticamente descobrir por que está neste mundo e qual o seu propósito.
6.                   Mais consumista. Logo, troca a vestimenta, a tecnologia e o comportamento por outro mais à frente. Segurar esta clientela por um tempo maior é o desafio das grandes organizações hoje em dia. Estão ávidas em consumir, mas são muito livres para que permaneçam muito tempo com um vestiário, um celular, um carro, um lugar.
            A geração Millennials quer aumentar mais a faixa da juventude e entrar na faixa adulta mais tarde. Desta maneira, é comum que essas pessoas se apeguem por muito mais tempo à moda jovem, aos costumes jovens, à tecnologia jovem. Não buscam os estudos porque os pais assim o querem, mas porque compreendem que o mundo mágico da informação e da compreensão começa ali. Trocam com muita frequência de faculdade, até encontrarem uma que lhes faça sentido, mesmo que os ganhos não lhes sejam aparentes. Estão preocupados em ser, embora o dinheiro nem sempre lhes permita isso. São menos inseguros quanto a escolher uma profissão, porque sabem que podem mudar a todo o momento. São mais empreendedores e apostam num futuro promissor, por confiar em seus instintos. Não é só o sucesso que os motiva, mas o caminho que os levam para o sucesso. Por isso, as escolhas são sempre acompanhadas de muita intensidade, flexibilidade e autenticidade.

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