Por Carla Micheli Carraro
Os
alunos são um dos principais motivos pelos quais a escola existe. E
é de fundamental relevância que pensemos em nossos alunos, afinal,
quem são eles?
Pensar
em nossos alunos é levar em conta a heterogeneidade desses sujeitos que
frequentam a escola, cada um com seu modo de pensar, de agir, com sua
bagagem cultural, com sua maneira particular de lidar com o
conhecimento, ajudando também na construção do espaço escolar.
Para
nós, professores em formação pelo PIBID, é importantíssimo esse
contato com os alunos, visto que é para eles que levamos o
conhecimento, por meio do diálogo, da interação, conhecimento este
que vai sendo construído gradativamente entre aquele que ensina e
aquele que aprende.
Refletir
a respeito de nossos alunos implica também refletir acerca de nosso
perfil de profissional da educação: Que modelo de profissional
estamos nos tornando? Que alunos estamos formando?
Neste
sentido, observar a maneira com que os estudantes nos veem é
bastante interessante. Foi pensando nisso que, em uma das salas em
que ministramos aulas pelo PIBID, no Colégio Estadual João XXIII,
solicitamos que os alunos fizessem um comentário dizendo o que
estavam achando das aulas.
Expomos abaixo alguns dos comentários de alunos do 2° ano B do
Ensino Médio. (Cabe lembrar que os comentários foram digitalizados
da maneira que os alunos escreveram, sendo arrumados apenas alguns
aspectos ortográficos):
Aluno
1: “É
uma aula mais descontraída em relação às outras aulas de Português, o
jeito de ensinar, pois interagem mais com os alunos, há mais diálogo,
é mais fácil de expressar nossa opinião, nós estamos aprendendo o
que está a nossa volta e a gente não percebe, algo que dá para
levar para a vida lá fora, com um ar mais crítico para as coisas.”
Aluno
2: “Eu acho que as aulas do PIBID são boas, por causa das dinâmicas apresentadas
nelas e é uma oportunidade tanto dos alunos quanto dos estudantes do
programa terem conhecimentos diferentes sobre os assuntos trabalhados
na sala de aula.”
Aluno
3: “O
PIBID está sendo muito bom, pois é uma das formas que nós paramos
e refletimos em conjunto, para rever atos da nossa sociedade, tanto
coisas boas, quanto ruins.”
Aluno
4: “Nós
achamos as aulas do PIBID muito legais, conseguimos aprender várias
coisas que nós não conhecíamos. O que a gente aprende nas aulas do
PIBID, vivemos lá fora.”
Aluno
5: “Estou
achando muito bom, porque com o PIBID nós estamos elevando mais
nossos conhecimentos. E estamos aprendendo novas coisas interessantes
e isso é muito bom para nosso futuro.”
Com
estes comentários percebemos que os alunos avaliam positivamente as
aulas, visto que a maioria deles afirma gostar da “maneira diferente e
dinâmica” com que as aulas acontecem. Nos comentários, os alunos destacam o olhar crítico que nós bolsistas trazemos para as
questões discutidas nas aulas por meio do trabalho com projetos temáticos rotativos.
Portanto, a opinião dos alunos interessa-nos para que possamos orientar cada vez mais nosso trabalho em sala de aula, visando sempre a troca de saberes, momento em que professores e alunos aprendem.
Portanto, a opinião dos alunos interessa-nos para que possamos orientar cada vez mais nosso trabalho em sala de aula, visando sempre a troca de saberes, momento em que professores e alunos aprendem.
Creio
que o PIBID, ao trazer o espaço escolar para nossa vivência de
formação profissional, permite-nos que ajudemos na formação dos
alunos, que, ao nosso olhar, mais que alunos, são cidadão que se
formam principalmente na escola e atuam no meio social.
Que bom que os alunos estão gostando, sinal de que o PIBID está conseguindo desenvolver seu projeto....formar cidadãos e profissionais críticos que vão fazer a diferença no meio social..... é isso aí!!!
ResponderExcluirAdorei o texto Carla! Parabéns pela criatividade. Beijos
ResponderExcluir