sexta-feira, 24 de maio de 2013

Alunos: personagens principais do espaço escolar

Por Carla Micheli Carraro

Os alunos são um dos principais motivos pelos quais a escola existe. E é de fundamental relevância que pensemos em nossos alunos, afinal, quem são eles?
Pensar em nossos alunos é levar em conta a heterogeneidade desses sujeitos que frequentam a escola, cada um com seu modo de pensar, de agir, com sua bagagem cultural, com sua maneira particular de lidar com o conhecimento, ajudando também na construção do espaço escolar.
Para nós, professores em formação pelo PIBID, é importantíssimo esse contato com os alunos, visto que é para eles que levamos o conhecimento, por meio do diálogo, da interação, conhecimento este que vai sendo construído gradativamente entre aquele que ensina e aquele que aprende.
Refletir a respeito de nossos alunos implica também refletir acerca de nosso perfil de profissional da educação: Que modelo de profissional estamos nos tornando? Que alunos estamos formando?
Neste sentido, observar a maneira com que os estudantes nos veem é bastante interessante. Foi pensando nisso que, em uma das salas em que ministramos aulas pelo PIBID, no Colégio Estadual João XXIII, solicitamos que os alunos fizessem um comentário dizendo o que estavam achando das aulas.
Expomos abaixo alguns dos comentários de alunos do 2° ano B do Ensino Médio. (Cabe lembrar que os comentários foram digitalizados da maneira que os alunos escreveram, sendo arrumados apenas alguns aspectos ortográficos):

Aluno 1: “É uma aula mais descontraída em relação às outras aulas de Português, o jeito de ensinar, pois interagem mais com os alunos, há mais diálogo, é mais fácil de expressar nossa opinião, nós estamos aprendendo o que está a nossa volta e a gente não percebe, algo que dá para levar para a vida lá fora, com um ar mais crítico para as coisas.”

Aluno 2: “Eu acho que as aulas do PIBID são boas, por causa das dinâmicas apresentadas nelas e é uma oportunidade tanto dos alunos quanto dos estudantes do programa terem conhecimentos diferentes sobre os assuntos trabalhados na sala de aula.”

Aluno 3: “O PIBID está sendo muito bom, pois é uma das formas que nós paramos e refletimos em conjunto, para rever atos da nossa sociedade, tanto coisas boas, quanto ruins.”

Aluno 4: “Nós achamos as aulas do PIBID muito legais, conseguimos aprender várias coisas que nós não conhecíamos. O que a gente aprende nas aulas do PIBID, vivemos lá fora.”

Aluno 5: “Estou achando muito bom, porque com o PIBID nós estamos elevando mais nossos conhecimentos. E estamos aprendendo novas coisas interessantes e isso é muito bom para nosso futuro.” 
 
Com estes comentários percebemos que os alunos avaliam positivamente as aulas, visto que a maioria deles afirma gostar da “maneira diferente e dinâmica” com que as aulas acontecem. Nos comentários, os alunos destacam o olhar crítico que nós bolsistas trazemos para as questões discutidas nas aulas por meio do trabalho com projetos temáticos rotativos.
Portanto, a opinião dos alunos interessa-nos para que possamos orientar cada vez mais nosso trabalho em sala de aula, visando sempre a troca de saberes, momento em que professores e alunos aprendem.
Creio que o PIBID, ao trazer o espaço escolar para nossa vivência de formação profissional, permite-nos que ajudemos na formação dos alunos, que, ao nosso olhar, mais que alunos, são cidadão que se formam principalmente na escola e atuam no meio social.

2 comentários:

  1. Que bom que os alunos estão gostando, sinal de que o PIBID está conseguindo desenvolver seu projeto....formar cidadãos e profissionais críticos que vão fazer a diferença no meio social..... é isso aí!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto Carla! Parabéns pela criatividade. Beijos

    ResponderExcluir