sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dizem que o que é bom tem que ser mostrado...


Por: Carla Micheli Carraro

Se dizem que o que é bom tem que ser mostrado, penso além, pois acredito que tem que ser mostrado, divulgado e incentivado. E, portanto, farei agora um breve relato da minha viagem a Goiânia para participar do IV SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa, realizado na Universidade Federal de Goiás-GO, entre os dias 02 a 05 de julho de 2013.
Participei deste evento mundial para apresentar trabalhos desenvolvidos no PIBID-Português da UNICENTRO/Irati. Sendo assim, com o apoio e companhia (durante o evento) da professora Loremi Loregian-Penkal, coordenadora do PIBID-Português, apresentei um banner denominado “PIBID-Português: atividades desenvolvidas no centro-sul do Paraná”, em que descrevi e comentei as principais atividades desenvolvidas no e com o programa. Além disso, apresentamos duas comunicações orais em simpósios, uma delas resultante do trabalho desenvolvido em sala de aula por meio do PIBID, e a outra é resultado de pesquisas desenvolvidas pela professora Loremi, na Unicentro.
Durante o evento, participei de importantes discussões relacionadas à Língua Portuguesa. Estas discussões foram realizadas por nomes de grande relevância nacional em nossa área, tais como: Anthony Julius Naro (UFRJ/CNPq), Maria Marta Pereira Scherre (UnB/UFES/UFRJ/CNPq), Maria Helena Mira Mateus (UL/ILTEC), Mário Perini (UFMG/CNPq), Maria Helena de Moura Neves (UPM/Unesp/CNPq), José Carlos de Azeredo (UERJ/CNPq), Ataliba Teixeira de Castilho (UNICAMP/USP/CNPq), Marcos Bagno (UnB), Dermeval da Hora (UFPB/CAPES), entre outros. Como disse a professora Loremi em um dos dias do evento “algumas de nossas referências para os trabalhos científicos estão ‘andando vivas’ por aí”.
Hoje, refletindo acerca de minha participação no evento, percebo o quanto é importante buscarmos novos horizontes, novos olhares, não devemos nos contentar apenas com as aulas de nosso curso, pois estas são apenas impulsos para um conhecimento que é maior e que também se mostrou sob o prima do IV SIMELP, uma vez que dialoguei com diversas pessoas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, pessoas de diferentes níveis acadêmicos e, principalmente, tive contato com diferentes visões e concepções para aquilo que eu já conhecia, obtendo informações novas e relevantes para aquilo que estou aprendendo e para o que eu ainda posso aprender.
Por fim, acredito que participações em grandes eventos, como o IV SIMELP, devem ser oportunizadas e incentivadas sempre, pois o IV SIMELP foi um momento ímpar de formação acadêmica, de reflexão crítica e de construção do aprendizado.
Enfim, é uma boa semente lançada e boas sementes costumam dar bons frutos!

Abaixo estão algumas fotos com registros de alguns momentos importantes do evento.














Nenhum comentário:

Postar um comentário