sexta-feira, 19 de julho de 2013

PIBID: O CONSUMISMO EM SALA DE AULA

Por Ingrid Chaves

Atualmente, os jovens e adolescentes se preocupam muito com a aparência e com “ter o que mostrar” para os colegas. Muitas vezes isso se torna um problema sério para as famílias, principalmente quando os filhos ainda não trabalham e os pais não têm condições de bancar todas as despesas da casa. A mídia exerce grande influência para os jovens, visto que é principalmente por meio da televisão e da internet que eles conhecem a moda e as tendências, o que os leva a querer sempre estar ‘atualizados’ quanto às roupas e produtos eletrônicos.

O professor precisa explorar diversos aspectos dentro da sala de aula, dentre eles, a conscientização dos alunos sobre o que é essencial para nossa sobrevivência e aquilo que é supérfluo, levando-os a perceberem que a qualidade de vida não está ligada às muitas riquezas, mas, sim, aos nossos valores, princípios e ações, visando sempre a necessidade de se viver bem com todos à nossa volta, respeitando as pessoas e nossos limites financeiros.

O PIBID Português aborda em seus projetos temáticos diversos assuntos, dos quais destacamos o consumismo, que é um tema bastante presente na vida dos adolescentes. Esse tema é trazido à baila juntamente com o trabalho sistemático de um gênero discursivo devidamente selecionado e que é explorado em sala de aula para que os alunos conheçam a sua estrutura e consigam chegar à etapa de produção sem grandes dificuldades.

É o PIBID-Português fazendo a sua parte: levando a universidade ao ensino básico e, em conjunto com os professores da escola parceira, realizndo um trabalho pautado nos pressupostos contidos nos PCNs e nas DCEs.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário