sexta-feira, 26 de julho de 2013

O PIBID oferecendo a oportunidade de contato com outra realidade: a Sala de Apoio

Por Rosana Taís Rossa

Durante a graduação, nossa experiência com a sala de aula é um tanto limitada. Isto porque durante os estágios nosso contato com os alunos fica centrado em uma determinada turma, visando um conjunto, a totalidade, não nos permitindo avaliar a situação individual e específica de cada aluno. 

O PIBID, por sua vez, nos oferece a oportunidade de dialogar com outra realidade: a Sala de Apoio. Nesse espaço, os alunos que apresentam dificuldades em acompanhar o andamento da turma recebem um tratamento diferenciado, que visa melhorar essas dificuldades, fazendo com que os alunos se desenvolvam de modo a terem condições de acompanhar o rendimento da turma.

Esse contato tem sido fundamental para nossa formação, pois, ao observar o procedimento do profissional responsável pela sala de apoio, percebemos a necessidade de compreender as limitações dos alunos, além de permitir que eles se deem conta que têm capacidade de ir mais longe e apresentar resultados positivos. 

É interessante observar, também, que não existem muitas pesquisas feitas a respeito desse campo de atuação e essa pode ser uma oportunidade de se repensar este espaço de aprendizagem e capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário