Por:
Laise de Paula
Quando nos referimos aos
diversos conteúdos que são trabalhados em sala de aula, também à
receptividade que os alunos demonstram em relação a esses
conteúdos, pensamos o quanto é importante ter metodologias eficazes
de trabalho para que se obtenha os resultados almejados por nós
professores.
Fazer o aluno se sentir
‘parte da aula’, muitas vezes não é uma tarefa tão simples,
mas é principalmente por meio do diálogo que o professor consegue
se aproximar do aluno, fazendo com que ele perceba o quanto é
importante participar efetivamente da aula: explicitar suas opiniões
e vivências, mesmo que sejam aquelas vividas por ele no campo de
futebol, na roda de conversa com os amigos, ou o que aconteceu em uma
noite chuvosa quando estavam todos em casa e as luzes se apagaram.
Nas
aulas do PIBID-português em que trabalhamos um assunto da
atualidade, como a temática "família", por exemplo,
percebemos o quanto é importante o debate de assuntos como esse no
ambiente escolar, pois se trata de um espaço diferenciado, em que há
a oportunidade de o aluno se expressar, refletir e interagir de fato
com seus colegas e com o professor. Além disso, nas aulas do PIBID
abre-se a possibilidade de se trabalhar os principais gêneros
discursivos que estão presentes na sociedade e na vida do aluno.
Assim,
nota-se que os resultados das aulas que ministramos no PIBID são
sempre muito positivos, pois quando aproximamos o aluno de sua
realidade, fora dos portões da escola, estamos contribuindo para que
ele tenha mais autonomia e mais vontade de compreender os assuntos
abordados em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário