sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Você já parou para pensar quanto tempo realmente dura a sua aula?

Por Flávia Gumieiro Vieira
De maneira geral, o tempo que se perde em sala de aula é muito grande e preocupante. Por exemplo, se o professor solicita aos alunos que colem algo no caderno, começa um empresta cola daqui, empresta tesoura dali e já vira desordem.
Quando é proposto trabalho em grupo, então, o professor nem bem termina de dizer a frase e já se ouve o barulho de carteiras sendo arrastadas pela sala para formarem os grupos, logo ninguém mais ouve o que o professor está falando... e perde-se mais tempo da aula, ou melhor, sem aula.
A aula que vem depois do recreio é, sem dúvida, a mais curta. Em algumas escolas batem dois sinais, porém é apenas após o segundo que os alunos começam a “se mexer” para formar a fila. O professor, então, começa a apressá-los e os alunos vão l-e-n-t-a-m-e-n-t-e para a sala de aula. Ao chegar lá, começam as conversas, as provocações, os murmúrios e lá se foram, no mínimo, uns 10 minutos da aula.
Isso sem contar nas vezes que o professor precisa interromper a aula para chamar a atenção dos alunos. É essencial que o professor faça isso, mas se formos pensar bem, essas paradas para chamar a atenção podem até tirar o foco da aula.
E nas Universidades, será que é diferente? Sinto muito, mas a resposta aqui é NÃO... . (Não estou generalizando, mas ocorre isso, e muito!)
É acadêmico chegando atrasado, esticando o intervalo, saindo antes da hora, eventos (em excesso) em dia letivo. Professores também se atrasam, não apenas no horário, mas também no conteúdo... o que difere é que na Universidade todos são adultos e estão “mais cientes” dos prejuízos que isso pode causar ao aprendizado e, consequentemente, na formação.
Mas por que será que isso acontece? Até que ponto a culpa é dos alunos? O que pode ser feito para modificar essa triste realidade?
Pois bem, sempre é necessário revermos o que estamos fazendo para mudar a realidade da nossa escola. Alunos cansam, professores também. O que não pode acontecer é esse cansaço virar desculpa para escapar ou diminuir as aulas, porque, se com o número de aulas que se tem já falta tempo para estudar todo o conteúdo, imaginem só quanto conteúdo deixa de ser trabalhado efetivamente com todo o desperdício de tempo que há nas aulas.
Por isso se faz necessário o planejamento das aulas, e nele é preciso procurar meios para fazer com que a aula seja mais atrativa. Esse planejamento sempre é lembrado e discutido nos encontros presenciais do PIBID, bem como é incorporado nos planos de aula da equipe, pois, pode não parecer, mas 10 minutos a mais de aula fazem, sim, a diferença.

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