sábado, 30 de novembro de 2013

Atualidades e notícia: trazendo a realidade atual para dentro da sala de aula

Por: Rosana Taís Rossa

Recentemente, no PIBID/Português, trabalhamos com o projeto temático “atualidades” aliado ao estudo do gênero discursivo “notícia”. 
O principal objetivo (e, talvez, desafio) desse projeto era esclarecer aos alunos a diferença entre notícia e reportagem. Abordando temas recentes, presentes no nosso cotidiano ou apresentados pela mídia, fizemos os esclarecimentos necessários para que os adolescentes entendessem como diferenciar uma notícia de uma reportagem, por exemplo.
Para explicitar tudo isso, trabalhamos com três fatos recentes: o primeiro foi o dos protestos que têm tomado as ruas de nosso país. Levamos a notícia impressa, assim como um pequeno vídeo ilustrando a notícia televisionada. Na segunda aula, entregamos aos alunos uma notícia que relatava a desorganização na chegada do Papa Francisco ao Brasil e, assim como na primeira notícia, levamos texto impresso e vídeo. No terceiro exemplo, levamos uma notícia que informava sobre a abertura dos portões para o último dia do Rock in Rio. 
Para explicar as diferenças entre notícia e reportagem, mostramos o vídeo de uma notícia que foi transmitida em rede nacional. Nele, apenas os dados do último dia do festival são repassados, ao passo que nas reportagens acerca do evento eram sempre feitas retomadas sobre a história do festival, principais atrações, recordes de público, incidentes em anos anteriores etc. 
Depois dessas explanações, pedimos aos alunos que escrevessem uma notícia relatando um fato recente, tenha ele ocorrido em sua cidade, país, exterior, noticiado no jornal ou não, verídico ou fictício. Explicamos a necessidade de identificar as vítimas apenas com as iniciais, além das características próprias do gênero, como manchete, datas, horários e locais. Depois de concluídos, os textos foram lidos, analisados e avaliados. Foram entregues aos alunos com os comentários e sugestões de melhorias. Por último, solicitamos a reescrita. 
Para finalizar o projeto levamos, na última aula, um bingo de palavras, que abarcava diversos termos mencionados durante a aplicação do projeto. Os alunos participaram ativamente, reforçando a ideia de que o PIBID-português e seus projetos são bem aceitos e produtivos para o colégio e os alunos.

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