sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NA ÁREA DE LETRAS

Por: Tatiane Maria Horst Cardoso 


Atualmente em meio à tecnologia e à grande acessibilidade presente no cotidiano das pessoas, encontrar publicações de trabalhos científicos não é uma tarefa difícil, o difícil é localizar pesquisas seguras e de procedência. Acredito que os alunos de ensino médio precisam ter noções sobre como se dão estas pesquisas científicas, principalmente no meio virtual onde a oferta de material é bem explícita, porém um pouco perigosa às vezes. 

A área de Letras oferece vários campos a todos que têm interesse em mergulhar no ambiente virtual de aprendizagem, pois a internet oferece várias opções de divulgações científicas nessa área. 

Logo, é necessário incentivar o aluno do ensino médio com aulas provocativas para que ele possa encontrar um rumo sobre o caminho a seguir. Porém, faz-se necessário indicar caminhos para ambientes de pesquisa seguros, pois os trabalhos são tantos que muitos acabaram se tornando apenas quantitativos.

Durante as atividades do PIBID-Português desenvolvidas na Escola João XXIII, onde estamos trabalhando com o gênero textual “notícia”, foi possível trabalhar um pouco sobre esta questão relacionada ao ambiente de pesquisa, principalmente quando foram entregues algumas notícias aos alunos extraídas da internet, todas devidamente identificadas com dados da publicação, data etc, fator este também importantíssimo para que desde já aprendam que pode-se retirar dados de outras fontes desde que estas sejam citadas para que não haja o plágio, problema este muito presente dentro das instituições de ensino. 

Como estamos falando da área de Letras, é importante que ao buscar pesquisas científicas na internet o aluno procure sites como ABRALIN, ANPOLL, ABRALIC, INEP, Biblioteca digital de teses e dissertações da USP, ABL, IEL/UNICAMP, Scielo, MEC etc, que são endereços virtuais de procedência e que podem garantir uma boa qualidade na pesquisa. Outra sugestão também seriam as revistas virtuais que podem auxiliar bastante o aluno durante seus estudos.

Portanto, uma boa pesquisa pressupõe que as fontes citadas sejam seguras e de procedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário