sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Importância da Sala de Apoio

Por Elizandra Feld

Atualmente, na maioria das escolas existe a Sala de Apoio, também conhecida como Sala de Recursos. É de extrema importância que a escola tenha a Sala de Apoio, principalmente porque alguns alunos apresentam certas dificuldades desde a época da alfabetização. 

O problema, muitas vezes, está na quantidade de alunos que a Sala de Apoio comporta, isto é, com muitos alunos o professor regente dessa sala não consegue orientar e ajudar a todos com a mesma igualdade, dessa forma não consegue atingir as necessidades dos alunos, o que acaba não resolvendo muita coisa, infelizmente.

Os alunos da Sala de Apoio se encontram nesse local por necessidade de melhorias, buscando melhorar naquilo que ainda sentem dificuldade. Para alguns, a Sala de Apoio tem se tornado um fardo; para outros, um espaço que lhes confere uma nova chance.

Tais dificuldades fazem com que os alunos muitas vezes se sintam incapazes, também podem se sentir diferentes e inferiores em relação a aqueles que não estão naquele espaço, por não mostrarem tais necessidades de melhorias na leitura e escrita. Tal fato dificulta ainda mais o aprendizado, pois se acham incapazes, acreditando que nunca irão aprender tais coisas. 

Acredito que a escola deveria oferecer a Sala de Apoio desde os primeiros anos de escola, pois, para citar apenas um exemplo, com o passar do tempo algumas dúvidas passam a frequentar a escrita dos alunos, e passam a tornar-se comuns, o que futuramente irá atrapalhar os alunos, pelo fato de que a nossa escrita é nosso cartão postal.

Claro que muitas coisas ainda estão em nossos sonhos, vivendo como uma utopia, o que precisamos realmente é de profissionais capacitados e éticos para assumirem determinados cargos. Precisamos de pessoas que passem a pensar e refletir mais no bem estar social, deixando de “tapar o sol com a peneira”, isto é, parar de fingir que a nossa educação é uma das melhores, quando na verdade há muito ainda a ser feito. Acredito que ainda está se deixando muito a desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário