sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Vestibular: como contribuir para o sucesso na produção textual de nossos alunos?

Por Rosana Taís Rossa

Um questionamento se apresenta aos professores: devo concentrar esforços no estudo da dissertação e narração pensando no vestibular? 

Para muitos professores, a missão de preparar os alunos para ingressar em um curso superior torna-se uma tarefa árdua. Isso porque, na maioria das vezes, apenas 10 alunos em uma turma de 30 pretendem seguir uma carreira profissional, seja ela fruto de um curso técnico ou curso acadêmico.

Sabemos que o estudo da estrutura do texto está previsto nos projetos pedagógicos dos colégios, mas o que dizem eles sobre as temáticas propostas para as redações? Como podemos levar aos nossos alunos esses temas?

Foi por meio desse questionamento que nós do PIBID percebemos a necessidade de promover discussões em sala de aula sobre assuntos do cotidiano e que abordem temas recentes ou recorrentes, tendo como aliado o estudo de um gênero discursivo específico.

No ano de 2013, os temas para a redação do vestibular de verão da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste foram: a alfabetização como exercício da cidadania; poluição ocasionada pelo uso de automóveis e, por último, a maioridade penal. Os candidatos às vagas deveriam escolher um dos temas e dissertar sobre ele.

Mas será que os alunos têm conhecimentos, opiniões formadas e facilidade para expô-las em uma prova que oferece tanta pressão? Apenas em casa, pela televisão, jornal ou internet eles têm contato com essas realidades propostas na prova, ou em sala de aula esses assuntos têm sido discutidos? 

Essa é uma reflexão importante a ser feita por profissionais que estão formando outros futuros profissionais e, portanto, cabe a nós repensarmos as possibilidades que estamos oferecendo aos alunos para conhecimento e diálogo com a atualidade da nossa sociedade.

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