É
fato que a escola deve estabelecer vínculo com a realidade social, ou seja, o
ensino não pode “dar as costas” para os fatos que permeiam a atualidade. Nesse
sentido, é importante que as aulas de Língua Portuguesa busquem dialogar com
esses fatos. Uma maneira desse diálogo acontecer é trabalhar, por exemplo, a
leitura e discussão de reportagens, de notícias que envolvem assuntos que
chamaram a atenção de todos recentemente. Assim, além de ser realizada a
leitura de um gênero (que é um conteúdo de língua portuguesa), haverá a
contribuição para a formação de um aluno crítico para os fatos com os quais
convive socialmente.
E falando de atualidades, por que não
trabalhar o tema: Copa do Mundo de 2014?
Abaixo apresento um modelo de proposta
de produção textual que pode ser desenvolvida com os alunos. A proposta é de um
texto dissertativo argumentativo, mas mesmo que a sua produção em sala de aula
seja de outro texto, você pode realizar a discussão com as informações abaixo:
1. A proposta pode começar com a discussão
da seguinte imagem:
(Disponível em: http://unisinos.br/blogs/ndh/2013/06/14/megaeventos-esportivos-no-brasil-quem-paga-a-conta/)
2.Em
seguida, poderão ser discutidos os seguintes fragmentos:
Fragmanto A: “Sediar a Copa do Mundo
além de ser emocionante, será interessante, pois o Brasil passará a ter 12
estádios modernos, equiparáveis aos melhores do mundo, com mais comodidade e
segurança para os torcedores. Além disso, pelo menos 600 mil estrangeiros devem
visitar o país, número que pode ser ainda maior considerando as facilidades que
nossos vizinhos sul-americanos têm para entrar aqui. Além disso, o fluxo de
turismo nacional deve mover mais de 3 milhões de brasileiros. Quanto mais
turistas, mais dinheiro entra para os cofres públicos na forma de impostos. A
previsão é que mais de 700 mil postos de trabalho sejam gerados, cerca de 330
mil empregos permanentes. Já há programas de capacitação de profissionais para
atuar em várias áreas, da construção civil à hotelaria.”
(Adaptado
de: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/que-fazer-para-a-copa-do-mundo-de-2014-beneficiar-o-brasil.jhtm)
Fragmento
B: “Ver a nossa seleção em algum novo estádio será uma beleza. Mas a realidade
brasileira nos mostra que não é bem assim. Quantos brasileiros têm 150 reais
para pagar pelo ingresso? Será que ganharemos com os empregos gerados e os
estádios reformados? Cabe lembrar ainda que os empregos serão temporários.”
3. E ainda pode-se discutir a melodia da
música
“É uma partida de futebol” de Skank
“Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol! [...]”
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol! [...]”
4. Proposta de produção textual: Dados e discutidos alguns
fragmentos de textos acerca do assunto e baseando-se em suas próprias reflexões
a partir deles, elabore seu texto dissertativo argumentativo discutindo a
relevância (ou não) de o Brasil sediar uma copa do mundo, destacando os jogos
de poder (principalmente da mídia e da política) que podem interferir no
sucesso desse evento. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e
opiniões e elabore propostas para defender seu ponto de vista.
Lembre-se: um texto dissertativo
argumentativo pressupõe a presença de alguns elementos (introdução,
desenvolvimento e conclusão, argumentos claros e consistentes).
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