sexta-feira, 13 de junho de 2014

Perguntas de leitura

Por Elizandra Feld

No seu dia-a-dia, o professor constantemente se depara com novos desafios na sala de aula, tendo sempre que adaptar seu planejamento e adaptar-se ao feedback dos alunos. Claro, é necessário que o professor não deixe de trabalhar os conteúdos solicitados pela grade, pelo sistema educacional. No entanto, é necessário também que ele utilize métodos que chamem a atenção do aluno, é um desafio, mas nada impossível quando dispomos de tantas formas diferenciadas de trabalhar os conteúdos em sala.

É de extrema relevância discutir aqui uma destas diferentes práticas que podem ser empregadas no dia-a-dia na sala de aula, as chamadas: perguntas de leitura. É interessante perceber como a leitura pode ser tornar uma atividade dinâmica durante as aulas de português, o que pode quebrar o paradigma de que a aula de português é “chata”, como dizem muitos alunos.

De acordo com Irandé Antunes (2004), a leitura faz parte da interação verbal escrita e implica na participação cooperativa do leitor, na interpretação e reconstrução do sentido do texto e das intenções pretendidos pelo autor.

Como podemos ver a partir de Antunes (2004), a leitura é um processo de cooperação por parte do autor (quem escreve o texto) e do leitor (aquele que lê ou recebe o texto). Isto quer dizer que o sentido de um texto não é algo pronto, mas sim algo que é construído numa participação cooperativa do leitor na interpretação, e do autor com suas intenções, que podem ser ou não interpretadas da maneira pretendida.

Uma prática que pode ser realizada com a atividade de leitura em sala de aula são as perguntas de leitura. Essas perguntas podem ser divididas em: perguntas de pré-leitura, perguntas de resposta textual, perguntas de resposta inferencial e perguntas de resposta interpretativa. Seguem os conceitos:

• Perguntas de pré-leitura – têm como objetivo acionar os conhecimentos prévios dos alunos, direcionar e despertar o interesse pela leitura;

• Perguntas de resposta textual – são aquelas em que o leitor não necessita pensar, apenas tem o trabalho de localizar a resposta na superfície do texto. O aluno apenas transcreve a resposta, não dá sua opinião ou posicionamento;

• Perguntas de resposta inferencial – nessas o aluno estabelece uma relação entre o texto e seus conhecimentos prévios, produzindo alguma inferência;

• Perguntas de resposta interpretativa – são aquelas em que o leitor leva seus conhecimentos prévios e sua opinião para o texto, produzindo suas ideias próprias. 

Temos ainda:

- Interpretação textual: faz com que o leitor reflita sobre o tema do texto a partir de suas experiências de vida.

- Interpretação extratextual: relaciona o tema do texto com a vida do leitor.

A leitura é um direito para todo e qualquer indivíduo, pois é a partir dela que o sujeito passa a ver e a ter um posicionamento diante do mundo. 
Diante de tantas maneiras diferentes de “ler” o texto, as aulas de língua portuguesa podem se tornar ainda mais interessantes, basta apenas uma boa escolha do texto, muita criatividade e disposição para preparar aulas mais atrativas.

Referência

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2004.

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