Por: Laise de Paula
Planejar é sempre fundamental, em qualquer ação que desejamos
executar, pois é por intermédio do planejamento que desenvolvemos melhor o que
almejamos. Na área da educação
não é diferente, pois quanto mais planejamento houver, melhor a educação
se desenvolve, portanto, o que devemos compreender é que execução é consequência de planejamento.
Em relação ao planejamento de aulas, a organização do professor
é fundamental e deve surgir antes mesmo de ele se tornar um
profissional formado, essas práticas devem iniciar já nos primeiros anos de um curso de Licenciatura.
Algo muito importante é o acompanhamento que os alunos precisam ter
ao fazer parte do processo de estruturação das aulas, o professor
vai montar a aula de acordo com as necessidades da turma, mas os alunos
precisam saber quais serão os encaminhamentos para as próximas aulas
e os conteúdos que serão trabalhados nas próximas ocasiões.
Estas ações fazem com que o aluno não fique isolado do processo
de montagem das aulas e que tenha conhecimento de como serão
trabalhados os conteúdos necessários à sua formação.
Nas aulas ministradas por nós, acadêmicas do curso de Letras
Português e bolsistas do PIBID, o processo de montagem dos planos de aula é
algo bastante importante e é estruturado de acordo com as
necessidades de cada turma. Nestes planos é de fundamental importância que estejam
nítidas as descrições feitas aula por aula, qual será o conteúdo,
ou seja, especificar qual será a temática, o gênero a ser
trabalhado, quais são os objetivos de cada aula, qual serão as metodologias e quais os
materiais que serão utilizados.
A elaboração dos planos de aula no PIBID PORTUGUÊS é uma prática e nos
fornece um aprendizado intenso, de tal forma que nossas metas e objetivos
sejam alcançados cada vez mais.
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