sexta-feira, 18 de julho de 2014

Planos de aula

 Por: Laise de Paula
Planejar é sempre fundamental, em qualquer ação que desejamos executar, pois é por intermédio do planejamento que desenvolvemos melhor o que almejamos. Na área da educação não é diferente, pois quanto mais planejamento houver, melhor a educação se desenvolve, portanto, o que devemos compreender é que execução é consequência de planejamento.

Em relação ao planejamento de aulas, a organização do professor é fundamental e deve surgir antes mesmo de ele se tornar um profissional formado, essas práticas devem iniciar já nos primeiros anos de um curso de Licenciatura. 

Algo muito importante é o acompanhamento que os alunos precisam ter ao fazer parte do processo de estruturação das aulas, o professor vai montar a aula de acordo com as necessidades da turma, mas os alunos precisam saber quais serão os encaminhamentos para as próximas aulas e os conteúdos que serão trabalhados nas próximas ocasiões. Estas ações fazem com que o aluno não fique isolado do processo de montagem das aulas e que tenha conhecimento de como serão trabalhados os conteúdos necessários à sua formação.

Nas aulas ministradas por nós, acadêmicas do curso de Letras Português e bolsistas do PIBID, o processo de montagem dos planos de aula é algo bastante importante e é estruturado de acordo com as necessidades de cada turma. Nestes planos é de fundamental importância que estejam nítidas as descrições feitas aula por aula, qual será o conteúdo, ou seja, especificar qual será a temática, o gênero a ser trabalhado, quais são os objetivos de cada aula, qual serão as metodologias e quais os materiais que serão utilizados. 


A elaboração dos planos de aula no PIBID PORTUGUÊS é uma prática e nos fornece um aprendizado intenso, de tal forma que nossas metas e objetivos sejam alcançados cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário