sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Gêneros e tipologias textuais

Por: Elizandra Feld

Os termos “gênero textual” e “tipologia textual” geralmente são apresentados aos alunos no Ensino Médio, quando esses temas fazem parte da grade curricular; no entanto, estamos cercados por eles desde que nos reconhecemos como parte do mundo.

Vivemos cercados por textos; estes não precisam ser necessariamente textos escritos, mas podem ser também orais, como uma palestra, por exemplo, ou ainda, os logotipos que, por sua vez, transmitem uma ideia. Considerando que o texto deve ser uma unidade que transmite um sentido, ele pode ser expresso em uma palavra como S.O.S = SOCORRO, desde que traga consigo uma carga de significado.

Ao partirmos do pressuposto de texto como uma unidade linguística capaz de transmitir algum sentido dentro de um determinado contexto, empregamos dois conceitos distintos: o de gêneros textuais e o de tipologias textuais.

Os gêneros, segundo a definição bakhtiniana, são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles vão surgindo conforme as necessidades das pessoas; sendo assim, com o passar do tempo, novos gêneros vão surgindo e outros deixando de existir, visto que as necessidades de seus usuários vão mudando. É necessário considerar nesse aspecto a condição imposta pela tecnologia também, que a cada dia nos mostra novos horizontes e, também, nos impõe novas necessidades de criação de uma comunicação mais ágil e efetiva.

Além dos gêneros serem inúmeros, por surgirem a partir da necessidade das pessoas, eles, ainda, precisam de um meio de circulação, ou seja, cada gênero específico está inserido dentro de uma esfera social, por exemplo, na esfera religiosa temos os gêneros sermão, oração etc; na esfera jornalística: a reportagem, a notícia, a manchete, entre outros. Por fim, ainda é necessário que o gênero possua um suporte, isto é, o local onde o gênero é veiculado, sendo sua principal finalidade a de fixar e mostrar o gênero.

os tipos textuais, por sua vez, apresentam um número delimitado, com características específicas e fixas. Podemos identificar cinco tipologias: a descritiva, a narrativa, a argumentativa, a expositiva e a injuntiva. Como dito antes, as tipologias textuais possuem características mais fechadas, específicas de cada modalidade. Desse modo, seguem algumas dessas características:

- descritiva: geralmente apresenta verbos estáticos, como ser/estar, por exemplo. O tempo empregado é o presente ou pretérito imperfeito.

- narrativa: apresenta verbos de mudança no passado, situados no tempo e no espaço; é indicativa de ações.

- expositiva: utilizada para demostrar/identificar fatos ou fenômenos. Este tipo de texto tem como foco a transmissão de uma informação ao leitor. A linguagem apresentada pode ser classificada como bastante objetiva e precisa. Destaca-se, ainda, que essa tipologia não apresenta juízos de valor sobre a informação. Os gêneros em que esse tipo pode ser encontrado são: bulas de remédio, notícias de jornal, livros didáticos, editais, informativos.

- argumentativa: geralmente emprega o verbo ser no presente, sua principal característica são os argumentos ou opiniões expressas no texto.

- injuntiva: emprega-se o verbo imperativo. Ex.: Compre agora.

Embora saibamos que gêneros e tipos textuais são coisas distintas e que colocamos aqui separados para melhor compreensão, cabe ressaltar que os dois caminham juntos, ou seja, todo gênero é mesclado por tipologias textuais. Por exemplo, uma mesma propaganda pode apresentar as tipologias argumentativa, injuntiva, descritiva, expositiva e, se for bem elaborada, pode apresentar a narrativa também. Dessa forma, é importante estudá-los conjuntamente, visto que gêneros e tipos textuais se completam, um precisa do outro para garantir sua existência, bem como para serem melhor compreendidos.

Referências
GRECO, Eliana Alves. Gêneros Discursivos e Tipologias Textuais. In: SANTOS, Annie Rose dos; GRECO, Eliane Alves; GUIMARÃES, Tânia Braga (orgs.). A produção textual e o ensino. Maringá: Eduem, 2010.

texto expositivo. Disponível em: http://descomplica.com.br/portugues/tipologia-textual/texto-o-texto-expositivo#. Acesso em: 28 out 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário