sábado, 29 de novembro de 2014

O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES

Por: Ana Caroline dos Santos

Um assunto bastante pertinente ao exercício docente é refletir a respeito do modo como se constrói a identidade de um professor.  O método adotado pelo PIBID proporciona um pensamento sistematizado sobre a prática. A metodologia de trabalho em duplas também é muito produtiva, pois os colegas analisam sua ação pedagógica de maneira conjunta e com isso desenvolvem uma atividade pautada em objetivos.

Outro dado relevante é quando nos deparamos com situações de falta de interação na aula, conversas paralelas, brincadeiras sem ligação com o conteúdo. Na atuação desenvolvida em dupla temos um modelo a seguir: há um colega com mais experiência em classe e com o tempo o novo docente aprende como lidar com esse tipo de situação. Entendemos que ser professor é saber agir em situações diversas e essas não são capacidades inatas, mas atividades calcadas em momentos de ponderação e discussões de ideias. 

É importante ressaltar que o educador precisa sempre analisar seus procedimentos metodológicos em sala de aula e pautar-se em objetivos e para isso muitas vezes deve mudar atividades que não foram produtivas, repensar os planos de aula e sempre partir das necessidades dos discentes. 

O trabalho do docente precisa ser contínuo, e é fundamental a reflexão constante e a autoavaliação de sua prática.







Outro elemento essencial é encontrar formas de explorar a oralidade, a escrita, a reescrita e a análise linguística, para aumentar a competência linguística do aluno. 

As reuniões constantes que os pibidianos têm proporcionam este enfoque, pois partem das necessidades reais dos alunos e dos professores em formação, o que difere do estágio supervisionado, que tem um plano de ensino que precisa ser cumprido à risca. 

Enfatizamos que o futuro professor, por meio dos estudos proporcionados nas reuniões semanais do PIBID e na interação com os alunos, também aprende e encontra formas de proporcionar reflexões aos sujeitos e com isso obtém um ensino produtivo que verdadeiramente pode somar na vida do indivíduo, o novo docente muda abordagens que não deram certo e com o contato direto com a escola aprende como é o desenvolvimento de um Projeto Político Pedagógico, PPP, de um livro de chamada, por exemplo, tendo assim uma vivência importante e uma aproximação às exigências do sistema escolar.

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