sexta-feira, 27 de março de 2015

A experiência com o Pibid: contribuições essenciais para o docente em formação

Por: Flávia Vieira (ex-pibidiana. Atualmente é professora de Língua Portuguesa)

Ao ingressar no curso superior de Licenciatura em Letras Português, as expectativas eram muitas, desde a curiosidade de como seria o mundo acadêmico, “se” e “como” iríamos “aprender” a dar aula, se o curso baseava-se no ensino de gramática, etc. até os medos das falhas, os receios dos erros, as dúvidas em relação à forma correta de fazer as coisas, enfim, coisas novas, pessoas novas, ambiente novo... . Tudo isso para ser desvendado a cada aula, a cada dia, a cada semestre, a cada ano... .
Depois, já familiarizados com o universo acadêmico, a grande questão que veio à tona foi “e quando eu for para sala de aula?” Novamente surgiu "um mix" de sentimentos: medo, ansiedade, curiosidade. No entanto, esse contato com a escola demora um pouco a acontecer, além disso, o tempo de atuação não é muito longo, o que não nos permite entender, de fato, o funcionamento da escola, das aulas, e, principalmente, não proporciona muito contato com os alunos. É aí que o Pibid faz a diferença!
Minha experiência com o Pibid:
No segundo ano da faculdade ingressei no Pibid, logo que soube acerca do funcionamento (objetivos, modo de trabalho) fiquei interessada, pois sabia que seria importante para minha formação.
Já no início, me surpreendi com os relatos das pibidianas veteranas sobre como procediam em sala de aula, fiquei cada vez mais entusiasmada para chegar logo o dia de eu “debutar” na escola, não como aluna, mas como professora em formação.
Depois de um trabalho muito bem orientado, elaboração de planos de aula e observações realizadas na escola parceira, chegou o grande dia, a primeira aula ministrada por minha colega e eu (atuamos em dupla), e, ao final dessa aula, tive certeza de que era isso mesmo que eu queria, que ser professora era minha vocação e, certamente, eu ia amar tudo aquilo.
Os anos passaram, e eu continuei no projeto. Houve troca de coordenadora, de supervisora, de colegas, de duplas, porém, todos com suas competências. Durante esse período, fui acompanhada por planos de aula, os quais eram refeitos quantas vezes fossem necessárias até ficarem bons; participações em eventos, essenciais para “engordar” o lattes e nos ensinar sempre algo a mais; discussões acerca de temas importantes para nossa formação e que a grade do curso não dava conta, MUITO conhecimento adquirido, experiências que serão levadas para o resto da vida.
Outra contribuição importante do PIBID é que ele oportuniza aos bolsistas maior contato com os alunos, visto que, em nosso projeto, trabalhamos com uma turma o ano todo, preparamos, juntamente com a coordenadora e a supervisora e atendendo as necessidades da turma, os projetos temáticos e os aplicamos em um determinado tempo. Dessa forma, ampliamos nosso contato com a turma, participamos de todo o processo, desde a apresentação da temática até a reescrita, entendemos melhor o funcionamento da escola e não aprendemos somente a “dar aula”, mas adquirimos conhecimentos que nos permitem orientar nossa prática e fazer-nos sentir que é possível sim fazer um bom trabalho, ser uma boa professora e, sobretudo, acreditar na educação!
Durante os três anos que participei do projeto, aprendi muito, me decepcionei quando as coisas não deram certo, chorei, sorri, fiz laços de amizade, aprendi a valorizar o outro, especialmente os alunos, e quando digo que aprendi, não são apenas as teorias, as quais, aliás, foram essenciais, me refiro também a saber me posicionar diante das circunstâncias, a ser mais crítica, mais responsável, a procurar sempre melhorar e, especialmente, a amar e me dedicar cada dia mais à docência!
Por fim, posso dizer àqueles que tiverem a oportunidade de participar do Pibid “aproveitem cada momento, cada ensinamento, cada detalhe, pois, o projeto faz diferença em nossa formação, nos dá a sensação de que somos capazes de fazer um bom trabalho e de crescer cada dia um pouco mais”. E aproveitem também porque depois que acaba dá uma saudade que vocês nem imaginam!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário