sexta-feira, 17 de abril de 2015

PIBID PORTUGUÊS CONTANDO E ENCANTANDO NO II FESTIVAL NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS

Por: Rosana Taís Rossa


Ocorreu, entre os dias 13 e 17 de abril, na região dos Campos Gerais - Paraná, o II Festival Nacional de Contadores de Histórias. Neste evento estiveram presentes diversos contadores de histórias, amadores ou profissionais, vindos de todos os cantos do Brasil e as atividades ocorreram em diversas cidades do estado, como Ponta Grossa, Irati, Imbituva, Teixeira Soares e União da Vitória.



 A UNICENTRO/Irati participou do evento, levando alguns acadêmicos do Curso de Letras até Ponta Grossa para prestigiarem as apresentações que ocorreram na segunda-feira, dia de abertura do festival. No período da tarde, os acadêmicos e demais participantes puderam ouvir experiências e ensinamentos de diversos profissionais da área, durante uma fala interativa do contador de histórias Fabiano Moraes, de Vitória/Espírito Santo. À noite ocorreu a abertura oficial do festival, momento em que foi possível admirar e aplaudir ótimas demonstrações de talento feitas por diversos contadores.
As bolsistas do PIBID/Português, Ana Caroline, Franciane, Lorena e Rosana fizeram-se presentes nas atividades do dia 13 de abril, segunda-feira, na cidade de Ponta Grossa. O local em que as atividades ocorreram foi o Cine-Teatro Ópera.




 Na terça-feira, dia 14 de abril, foi dia de a Universidade Estadual do Centro-Oeste sediar o festival. O contador Danilo Furlan, de Maringá/PR, trouxe para Irati a oficina “Daqui acolá todo mundo tem história pra contá!” e encantou a todos que participaram da programação, no miniauditório da instituição. Já a contadora Alicce Oliveira, vinda diretamente de Cuiabá/Mato Grosso do Sul, trouxe uma oficina mais dinâmica, e colocou os ouvintes no centro da roda. Com o título: “A arte de contar histórias: contando é que se aprende”, a prática se tornou divertida e recheada de dicas para nossas futuras atuações.
Entre os participantes da oficina de Alicce estavam as pibidianas Rosana, Lorena, Ana Caroline, Reguina e Jociane. A professora Loremi, coordenadora do PIBID/Português, também marcou presença.


Embora o Curso de Letras não seja voltado para a educação infantil, é importante destacar que as atividades lúdicas e interativas são bastante úteis no nosso trabalho com ensino fundamental II e médio. Por isso, o festival foi bastante relevante para nossa formação e contribuiu para nosso crescimento enquanto profissionais do ensino, que podem valer-se de quaisquer métodos para atrair e manter a atenção dos alunos e ensiná-los a prestigiar a arte e a vida. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário