sexta-feira, 15 de maio de 2015

A leitura tutorial

Por: Franciane Lava

A leitura tutorial nada mais é que uma leitura em que ocorre a mediação do professor em sala de aula, ou seja, o professor conduz os seus alunos à compreensão do texto, realizando as intervenções didáticas necessárias.
A leitura tem um papel fundamental na construção de novos saberes, assim, serão explicitadas algumas estratégias que o professor pode utilizar para melhorar a compreensão leitora, juntamente com um exemplo desse tipo de abordagem.
A escrita intensificou-se como necessidade dentro de uma sociedade. Apenas ler e escrever, ou basicamente decodificar, não é mais suficiente. É preciso desenvolver competências para usar a leitura e a escrita.
Esta é uma tarefa da escola, que necessita desenvolver atividades em que os alunos progridam em relação à leitura, ou seja, desenvolvam a capacidade de inferir, compreender, interpretar e refletir sobre os textos lidos. Todo esse processo tem por objetivo que o aluno aprenda a partir dos textos que lê. O texto a seguir foi escolhido para exemplificar o trabalho com a leitura tutorial.


Perspectiva
Em dez anos, os brasileiros vão preferir gatos a cachorros
O Índice Big Mac mede a valorização das moedas de cada país. Agora surge o Big Cat, um indicador de progresso baseado na população de felinos domésticos.
Duda Teixeira





Na corrida pelo coração do homem, os cachorros largaram na frente. Os primeiros lobos, ancestrais dos cães que conhecemos, foram domesticados há 100.000 anos. Eles se aproximaram dos acampamentos em busca de restos de alimentos. Seus filhotes ganharam abrigo e foram escalados para ajudar nas caçadas.
Os gatos só entraram no nosso convívio bem depois, há 4 000 anos, no Egito. O trabalho deles era comer os ratos que se infiltravam nos depósitos de comida. Nas sociedades modernas, o cachorro manteve a primazia e ganhou o título de melhor amigo do homem, mas uma revanche dos felinos já está em andamento.
A expansão e o enriquecimento das cidades e as mudanças demográficas fizeram com que o número de felinos crescesse aceleradamente em vários países. Nos Estados Unidos, na França e na Alemanha, a população de gatos já é maior que a de cães.
No Brasil, a virada deve ocorrer daqui a dez anos, pelos cálculos da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). “Em 2022, para cada cachorro que for visto passeando na rua de coleira, haverá um gato dentro de uma casa”, diz o engenheiro agrônomo José Edson Galvão de França, presidente executivo da Abinpet. (Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-indice-big-cat> Acesso em 28 de janeiro de 2015).

Inicialmente, estabeleça um objetivo para o texto a ser lido. Por exemplo, para o texto escolhido, que trabalha com a questão da preferência por animais, o professor poderá diante de uma aula de leitura, estabelecer o objetivo de ler para aprender sobre o mundo animal.
Para darmos continuidade ao nosso trabalho, vamos ativar os conhecimentos prévios dos alunos, sendo esse um trabalho muito importante antes de se realizar a leitura. Basicamente comece pelo título, pois geralmente os títulos dão pistas do assunto que será tratado no texto. O título do texto a ser trabalhado é “Perspectiva (Em dez anos, os brasileiros vão preferir gatos a cachorros)”. O professor poderá intermediar com as seguintes perguntas, entre outras;
  • O que significa a palavra perspectiva?
  • Geralmente quando essa palavra é adotada?
  • Qual será o ponto de vista defendido no texto?
Logo após, o professor deverá entregar o texto aos alunos e realizar uma leitura silenciosa, pois ela é fundamental para a compreensão de um texto. Também é importante que depois da leitura silenciosa o professor realize a leitura junto com os alunos. De acordo com Bortoni-Ricardo (2010, p.57);

(...) a função do professor no momento da leitura deve ser o de fornecer instruções para que os próprios leitores cheguem à compreensão dos textos. Os próprios alunos devem selecionar as marcas do texto, formular hipóteses e verificá-las, enfim, construir interpretação. Os alunos devem ser responsáveis pelo desenvolvimento de sua compreensão leitora, mas é imprescindível que o professor assuma o papel de mediador nesse exercício. Todos devem estar envolvidos nas tarefas de leitura; a leitura deve ser compartilhada.

Após essa leitura silenciosa, o professor continua trabalhando como mediador para que essa leitura seja realizada com sucesso. Assim, no decorrer da leitura tutorial opte se for necessário a trabalhar com o vocabulário, ou seja, com as palavras desconhecidas pelos alunos. Porque se o texto possui palavras desconhecidas por eles, pode vir a comprometer a compreensão e a interpretação.
Em seguida, o texto deve ser lido frase por frase juntamente com os alunos, para que ocorra a interpretação, compreensão e também inferir alguns pontos não explícitos. É importante que o professor produza várias perguntas antes, para que na hora dessa leitura seqüenciada, possa lançá-las para mediar a leitura do texto. Para exemplificar, vejamos algumas possíveis perguntas, durante essa leitura;
1º parágrafo
  • Qual animal que conquistou primeiro o coração do homem?
  • Os lobos são animais selvagens?
  • Como eles se aproximaram dos seres humanos?
2º parágrafo
  • Qual animal possui prestígio no Egito?
  • Antigamente, qual era a maior função dos gatos?
  • Por que será que os cachorros se tornaram tão amigáveis?
  • Em sua opinião, quais motivos estão ocorrendo para que os cachorros perdessem seus postos?
3º parágrafo
  • Quais foram as maiores mudanças demográficas que ocorreram?
  • Essas mudanças privilegiaram a preferência por felinos?
  • Qual é imagem que tínhamos antes dos gatos e que não temos atualmente?
4º parágrafo
  • Em sua opinião, por que demorará dez anos para que os gatos ganhem preferência no Brasil?
  • Vocês têm preferência por gatos ou por cachorros?
  • Vocês têm alguma curiosidade para contar para seus colegas a respeito dos gatos ou cachorros?
O professor, durante a leitura, precisa ficar atento às dúvidas, deve acatar opiniões e procurar manter o diálogo a respeito do texto. Mas nosso trabalho não para aqui, precisa-se avaliar a leitura do texto. Para isso, o professor pode realizar perguntas, solicitar um resumo, ou, simplesmente, continuar o diálogo e perguntar qual era o assunto principal do texto, e elencar juntamente com os alunos as ideias principais do texto.
É muito importante adotar a leitura tutorial como metodologia de ensino, pois o dialogo entre o professor e aluno resulta numa leitura muito mais satisfatória e eficaz.

Referências
BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R.; CASTANHEIRA, S. F. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

TEIXEIRA, Duda. Em dez anos, os brasileiros vão preferir gatos a cachorros. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-indice-big-cat. Acesso em 28 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário