sexta-feira, 29 de maio de 2015

Modos de leitura na escola: análise do gênero discursivo convite de aniversário

Por: Rosana Taís Rossa

Todo estudo acerca dos gêneros discursivos deve abranger a análise dos elementos que os constituem, além de criar uma ponte entre o texto e a realidade dos alunos. Ao escolhermos o convite de aniversário, devemos levar em conta todos os fatores que o determinam como sendo pertencente a esse gênero. Segundo Menegassi (2010), os componentes estudados devem ser a finalidade, o interlocutor, a temática, a organização composicional, o estilo de linguagem, a circulação social, o suporte textual e a posição do autor.



No exemplo de convite escolhido, podemos observar que cada um destes componentes podem ser facilmente identificados:
Gênero discursivo: Convite de aniversário.
Finalidade: Para que o texto foi construído. “Convidar determinadas pessoas para um evento e fornecer informações para que os requisitados compareçam”.
Interlocutor: Para quem o texto é direcionado? “Pessoas queridas e próximas da família”.
Temática: Maneira como o texto é construído. “Apresentação do local, data e horário da festa, além de foto do aniversariante com desenhos infantis, destacando que o motivo da festa é uma criança”.
Organização composicional: Estrutura textual e organização dos elementos no texto.
- Título do texto (Convite do meu 1º aninho);
- Outro gênero embutido: o versinho (Este meu dia feliz 1 aninho irei completar. Que Jesus guie meus passos na estrada que vou trilhar);
- Fotos do aniversariante, fundo com tema de natureza e personagem bíblico infantil;
- Dados da festa (dia, hora e local).
Estilo de linguagem: Escolha lexical. “Palavra no diminutivo (aninho)”.
Circulação social: Onde o texto irá circular. “Convidados específicos selecionados pela família”.
Suporte textual: Aspecto visual onde o leitor irá visualizar o texto. “Papel de foto, impresso e entregue dentro de envelope aveludado”.
Posição do autor: Forma como o autor do texto se posiciona durante a produção do discurso. “O autor não utiliza expressões como “contamos com sua presença” ou “você não pode faltar”, mas subentende-se que ele espera que os convidados compareçam, já que entregou o convite pessoalmente e utilizou esses termos oralmente”.
Tomando como ponto de partida a leitura e discussão do gênero discursivo “convite de aniversário”, pode-se realizar as seguintes atividades:
1º passo: Questionar os alunos acerca do conhecimento que eles têm sobre os gêneros discursivos. Em seguida, explicar à turma o que são esses gêneros e por que eles existem. Citar exemplos.
2º passo: Entregar o convite e perguntar se eles o identificam como um texto. Explorar as concepções de texto.
3º passo: Fazer a leitura do convite juntamente com a turma. Perguntar se eles participariam da festa em questão.
4º passo: Questionar os discentes sobre o plano de fundo do convite. Ele é apropriado? Você conhece o personagem que aparece no convite? Que outros personagens poderiam servir como plano de fundo para convites infantis? E se fosse para uma festa de 10 anos, será que esse desenho seria mantido? O tema de natureza condiz com o smilinguido?
5º passo: Explorar o conhecimento de mundo dos alunos. Perguntar para a turma se um convite de casamento apresenta a mesma estrutura ou se ele traz um designe próprio. A partir dessa discussão, pedir que os alunos citem frases que geralmente aparecem nos convites de enlace matrimonial.
6º passo: Observar e discutir sobre o discurso religioso que aparece no texto.
7ª passo: Conversar com os alunos sobre o material em que os convites vêm sido confeccionados. Os antigos modelos comprados prontos foram mantidos ou foram substituídos por novas artes? Que tipos de convites eles recebem ou conhecem?
8º passo: Mostrar para a turma diferentes modelos de convites, sejam eles de casamento, chá de bebê ou de panela, encontros religiosos, festas, formaturas, bailes ou eventos sociais. Buscar semelhanças entre esses convites.
9º passo: Apresentar para a turma outros modelos de convites de aniversário, tanto infantis como de adultos. Procurar identificar em cada um deles os elementos que constituem o gênero como finalidade, interlocutor, temática, organização composicional, linguagem, estilo, circulação, suporte e posição do autor, e de que forma esses elementos são apresentados em cada modelo.
10º passo: Por fim, pode-se solicitar que os alunos criem um convite para o aniversário deles, observando cada um dos elementos discutidos. Outra possibilidade é pedir que a turma recrie o convite estudado, adicionando mais informações e detalhes. Sugere-se ainda que a turma crie um versinho infantil e substitua o que aparece no convite.
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É relevante destacar que não é recomendável abordar diretamente o gênero escolhido, mas sim acionar e explorar os conhecimentos prévios dos alunos, por isso é importante explorar se a turma já conhece os gêneros discursivos e sua finalidade. Posteriormente discute-se os elementos específicos de cada texto selecionado.
Por fim, Menegassi (2010) destaca a importância de se realizar práticas de leitura de vários textos do mesmo gênero, para que assim os alunos percebam quais características são determinantes para a definição de um determinado gênero como tal.

Referência

MENEGASSI, R. J. Práticas de letramento. In: SANTOS, A. R. dos; ROMUALDO, E. C.; RITTER, L. C. B. Letramento e escrita. Maringá: Eduem, 2010.

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