Todo
estudo acerca dos gêneros discursivos deve abranger a análise dos
elementos que os constituem, além de criar uma ponte entre o texto e
a realidade dos alunos. Ao escolhermos o convite de aniversário,
devemos levar em conta todos os fatores que o determinam como sendo
pertencente a esse gênero. Segundo Menegassi (2010), os componentes
estudados devem ser a finalidade, o interlocutor, a temática, a
organização composicional, o estilo de linguagem, a circulação
social, o suporte textual e a posição do autor.
No
exemplo de convite escolhido, podemos observar que cada um destes
componentes podem ser facilmente identificados:
Gênero
discursivo:
Convite de aniversário.
Finalidade:
Para que o texto foi construído. “Convidar
determinadas pessoas para um evento e fornecer informações para que
os requisitados compareçam”.
Interlocutor:
Para quem o texto é direcionado? “Pessoas
queridas e próximas da família”.
Temática:
Maneira como o texto é construído. “Apresentação
do local, data e horário da festa, além de foto do aniversariante
com desenhos infantis, destacando que o motivo da festa é uma
criança”.
Organização
composicional: Estrutura
textual e organização dos elementos no texto.
-
Título do texto (Convite do meu 1º aninho);
-
Outro gênero embutido: o versinho
(Este
meu dia feliz 1 aninho irei completar. Que Jesus guie meus passos na
estrada que vou trilhar);
-
Fotos do aniversariante, fundo com tema de natureza e personagem
bíblico infantil;
-
Dados da festa (dia, hora e local).
Estilo
de linguagem:
Escolha lexical. “Palavra
no diminutivo (aninho)”.
Circulação
social:
Onde o texto irá circular. “Convidados
específicos selecionados pela família”.
Suporte
textual:
Aspecto visual onde o leitor irá visualizar o texto. “Papel
de foto, impresso e entregue dentro de envelope aveludado”.
Posição
do autor: Forma
como o autor do texto se posiciona durante a produção do discurso.
“O
autor não utiliza expressões como “contamos com sua presença”
ou “você não pode faltar”, mas subentende-se que ele espera que
os convidados compareçam, já que entregou o convite pessoalmente e
utilizou esses termos oralmente”.
Tomando
como ponto de partida a leitura e discussão do gênero discursivo
“convite de aniversário”, pode-se realizar as seguintes
atividades:
1º
passo:
Questionar os alunos acerca do conhecimento que eles têm sobre os
gêneros discursivos. Em seguida, explicar à turma o que são esses
gêneros e por que eles existem. Citar exemplos.
2º
passo:
Entregar o convite e perguntar se eles o identificam como um texto.
Explorar as concepções de texto.
3º
passo:
Fazer a leitura do convite juntamente com a turma. Perguntar se eles
participariam da festa em questão.
4º
passo:
Questionar os discentes sobre o plano de fundo do convite. Ele é
apropriado? Você conhece o personagem que aparece no convite? Que
outros personagens poderiam servir como plano de fundo para convites
infantis? E se fosse para uma festa de 10 anos, será que esse
desenho seria mantido? O tema de natureza condiz com o smilinguido?
5º
passo:
Explorar o conhecimento de mundo dos alunos. Perguntar para a turma
se um convite de casamento apresenta a mesma estrutura ou se ele traz
um designe
próprio. A partir dessa discussão, pedir que os alunos citem frases
que geralmente aparecem nos convites de enlace matrimonial.
6º
passo:
Observar e discutir sobre o discurso religioso que aparece no texto.
7ª
passo:
Conversar com os alunos sobre o material em que os convites vêm sido
confeccionados. Os antigos modelos comprados prontos foram mantidos
ou foram substituídos por novas artes? Que tipos de convites eles
recebem ou conhecem?
8º
passo:
Mostrar para a turma diferentes modelos de convites, sejam eles de
casamento, chá de bebê ou de panela, encontros religiosos, festas,
formaturas, bailes ou eventos sociais. Buscar semelhanças entre
esses convites.
9º
passo:
Apresentar para a turma outros modelos de convites de aniversário,
tanto infantis como de adultos. Procurar identificar em cada um deles
os elementos que constituem o gênero como finalidade, interlocutor,
temática, organização composicional, linguagem, estilo,
circulação, suporte e posição do autor, e de que forma esses
elementos são apresentados em cada modelo.
10º
passo:
Por fim, pode-se solicitar que os alunos criem um convite para o
aniversário deles, observando cada um dos elementos discutidos.
Outra possibilidade é pedir que a turma recrie o convite estudado,
adicionando mais informações e detalhes. Sugere-se ainda que a
turma crie um versinho infantil e substitua o que aparece no convite.
.
É
relevante destacar que não é recomendável abordar diretamente o gênero
escolhido, mas sim acionar e explorar os conhecimentos prévios dos
alunos, por isso é importante explorar se a turma já conhece os
gêneros discursivos e sua finalidade. Posteriormente discute-se os
elementos específicos de cada texto selecionado.
Por
fim, Menegassi (2010) destaca a importância de se realizar práticas
de leitura de vários textos do mesmo gênero, para que assim os
alunos percebam quais características são determinantes para
a definição de um determinado gênero como tal.
Referência
MENEGASSI,
R. J. Práticas de letramento. In: SANTOS, A. R. dos; ROMUALDO, E.
C.; RITTER, L. C. B.
Letramento
e escrita.
Maringá: Eduem, 2010.
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