sábado, 15 de agosto de 2015

Interatividade na correção de textos

Por: Monica Cibeli Strona

Trabalhar a textualidade é um grande desafio, tanto no ensino fundamental como no médio, pois grande parte dos alunos não consegue construir um texto coeso e coerente. Diante dessa realidade, o professor acaba por não saber por onde começar a correção.

Indiscutivelmente, é preciso fazer algo por esses alunos, algo que os motive, que os faça produzir de forma mais competente. A literatura nessa área décadas vem discutindo estratégias de correção textual, com objetivo de orientar os professores nessa árdua tarefa.

Serafini (1989) apresenta três formas de correção: 
1. correção resolutiva – consiste em corrigir todos os erros encontrados no texto, reescrevendo palavras, frases e períodos; 
2. correção indicativa – consiste em marcar/indicar palavras, frases e períodos que apresentam erros ou são pouco claros; 
3. correção classificatória – consiste na identificação específica dos erros por meio de uma classificação. 

Ruiz (2001) propõe um quarto tipo, a correção textual-interativa, que consiste em fazer comentários escritos após o texto, em forma de bilhetes, que orientam a reescrita do texto. Esses "recados" devem, acima de tudo, reconhecer as qualidades do texto e, num segundo momento, anotar os pontos em que o aluno possa desenvolver melhor as ideias ou corrigir desvios da norma padrão.

Saliente-se que é importante evitar realizar muitas correções em um mesmo texto; além de desmotivador é conflituoso, pois dessa forma o discente acaba por desistir da construção de um novo texto e intitula-se incapaz de realizar tal atividade, considerando-a difícil e enfadonha.

Nos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa (BRASIL, 1998) ressalta-se o quão importante é o papel do professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem do aluno. Desse modo, realizar a correção interativa, chamando o aluno ao diálogo por meio de sua produção textual, leva-o a acreditar em si mesmo e a conhecer possibilidades de desenvolver sua competência comunicativa na escrita.

Referências

BRASIL. MEC. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

RUIZ, E.. A correção (o turno do professor): uma leitura. In: Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.

SERAFINI, M. T. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 1989.



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