sábado, 31 de outubro de 2015

PIBID/Português na SIEPE: Ensino e Pesquisa nos projetos temáticos

Por: Rosana Taís Rossa

No período de 26 a 30 de outubro de 2015 ocorreu, na UNICENTRO, a IV Semana de Integração Ensino Pesquisa e Extensão - SIEPE. Neste evento, todos os cursos ofertados pela instituição realizam mesas-redondas, oficinas, palestras, minicursos e comunicações orais voltadas para suas áreas de conhecimento.

Com o SEHLA, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes não foi diferente. Acadêmicos e professores dos cursos desse setor realizaram diversas atividades, expondo trabalhos e promovendo discussões bastante pertinentes para suas práticas.

O PIBID/Português também marcou presença na SIEPE. Coordenadora, bolsistas e supervisores participaram da programação direcionada tanto para o programa quanto para a área de Letras em geral.

Na terça-feira, dia 27, tivemos uma mesa-redonda do PIBID envolvendo todos os cursos de licenciatura. Na mesa se fizeram presentes uma bolsista de Letras Português, Lorena Rebesco, uma supervisora de geografia de um dos colégios parceiros do programa, professora Sílvia, a coordenadora do subprojeto de Inglês, professora Ruth Mara Buffa e a coordenadora institucional do PIBID na UNICENTRO, professora Karina Beckmann. Nas falas das participantes foram ressaltados os benefícios e contribuições que o PIBID proporciona às instituições parceiras, bem como a experiência adquirida pelos bolsistas por meio do contato com os alunos e com os professores supervisores.

Após a mesa-redonda, tivemos exposições de banners relatando práticas desenvolvidas pelo PIBID em todos os cursos. O subprojeto de Letras Português também exibiu seu trabalho, demonstrando a grande parceria entre escola e universidade.


Na foto, as bolsistas Lorena, Mônica, Larissa, Rosana, Jociane, Ana Caroline, Reguina e Franciane, o supervisor de um dos colégios parceiros do programa, professor Isaías, a coordenadora do PIBID/Português, professora Loremi e o professor Gilberto, que auxilia a coordenação geral dos PIBIDs, na mostra de banners.

Quarta-feira, dia 28, foi o dia das apresentações dos acadêmicos. As bolsistas do PIBID/Português realizaram comunicações orais nos períodos da tarde e da noite e tiveram como arguidoras a Prof.ª Dr.ª Loremi Loregian-Penkal e a Prof.ª Dr.ª Édina Cabral. Com temas bastante variados, as comunicações evidenciaram a dedicação empenhada pelas pibidianas durante o 1º semestre de 2015, período em que as atividades apresentadas foram desenvolvidas.

As bolsistas Franciane Lava e Andreia Masnei mostraram de que forma ocorreu a aplicação do projeto temático desenvolvido por elas, voltado para o texto dissertativo. Título do trabalho: O texto dissertativo argumentativo em sala de aula: experiências do PIBID.

A pibidiana Rosana Taís Rossa relatou passo a passo o trabalho elaborado e administrado no colégio parceiro com o gênero discursivo provérbio. Através da comunicação “Ditos populares em pauta: estudo do gênero discursivo provérbio em projeto desenvolvido pelo PIBID/Português”, ficaram claras as estratégias empregadas para explorar o gênero.


Lorena Rebesco também trabalhou com os provérbios, no entanto, enriqueceu ainda seu projeto abordando também o gênero discursivo fábula. A partir da comunicaçãoProvérbio e fábula em sala de aula: ações do PIBID/Português, os presentes puderam compreender perfeitamente todas as etapas do projeto seguidas pela pibidiana.


Reguina Kovalczyk e Jociane de Paula também expuseram seu trabalho, intitulado "Texto dissertativo/ argumentativo". As pibidianas relataram o processo de exploração da tipologia textual e a produção, reestruturação e reescrita textual feitas pelos alunos.


A bolsista Ana Caroline dos Santos apresentou em sua comunicação “Gênero notícia em sala de aula: um relato de experiência” os passos seguidos por ela para expor o gênero discursivo notícia, explorando diversos exemplos e realizando comparações entre os diferentes posicionamentos de autores acerca do mesmo tema, despertando, assim, a criticidade dos alunos do Ensino Médio.



Durante todas as apresentações tivemos a participação das professoras debatedoras e do público, que prestigiaram e interagiram com os trabalhos das pibidianas. A supervisora de um dos colégios parceiros também esteve presente, reforçando a integração e a interação entre escola e universidade.

As bolsistas do PIBID/Português também participaram dos demais dias da SIEPE, contribuindo como monitoras e ouvintes nas oficinas, minicursos e palestras, comprovando o quão enriquecedor é o projeto para o avanço do ensino e da pesquisa na universidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário